Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66301 |
Resumo: | Temos presenciado mudanças nas políticas públicas de educação frente a novos contextos e (re)configurações do Estado brasileiro, os quais incidem nas mais diferentes esferas do tecido social e têm um alcance expressivo no campo da educação escolar. Esse processo se instaura efetivamente a partir dos anos de 1970, tendo como cenário propício para sua consolidação a crise mundial do modelo fordista e do Estado de Bem-Estar Social e, como aliadas, a profunda recessão econômica e a crise fiscal, impondo dificuldades ao Estado em administrar as contradições próprias do movimento do capital. Nesse sentido, a exigência de escolaridade básica, a partir da década de 1990, esteve presente nas proposições de diferentes sujeitos sociais, como os organismos internacionais, governamentais, empresariais e sindicais, movimentos sociais, ancorando-se na perspectiva da escolarização como subsídio para o ingresso dos países em desenvolvimento na economia global. Tais setores, demonstram, por meio de suas propostas, a preocupação com a elevação do nível de escolarização como forma de capacitar a força de trabalho para as mudanças na economia globalizada. |
id |
UFU-4_f0be038c57934588149cac0498fd3db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66301 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global”Políticas PúblicasEducaçãoCrise do Capitalismo GlobalTemos presenciado mudanças nas políticas públicas de educação frente a novos contextos e (re)configurações do Estado brasileiro, os quais incidem nas mais diferentes esferas do tecido social e têm um alcance expressivo no campo da educação escolar. Esse processo se instaura efetivamente a partir dos anos de 1970, tendo como cenário propício para sua consolidação a crise mundial do modelo fordista e do Estado de Bem-Estar Social e, como aliadas, a profunda recessão econômica e a crise fiscal, impondo dificuldades ao Estado em administrar as contradições próprias do movimento do capital. Nesse sentido, a exigência de escolaridade básica, a partir da década de 1990, esteve presente nas proposições de diferentes sujeitos sociais, como os organismos internacionais, governamentais, empresariais e sindicais, movimentos sociais, ancorando-se na perspectiva da escolarização como subsídio para o ingresso dos países em desenvolvimento na economia global. Tais setores, demonstram, por meio de suas propostas, a preocupação com a elevação do nível de escolarização como forma de capacitar a força de trabalho para as mudanças na economia globalizada. Universidade Federal de Uberlândia2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/6630110.14393/REPOD-v11n3a2022-66301Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-8672238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66301/34254Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Fernanda Motta de PaulaTorres, Julio CesarBianchini, Angelo Rodrigo2022-09-15T20:20:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66301Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-09-15T20:20:25Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
title |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
spellingShingle |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” Resende, Fernanda Motta de Paula Políticas Públicas Educação Crise do Capitalismo Global |
title_short |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
title_full |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
title_fullStr |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
title_full_unstemmed |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
title_sort |
Apresentação do Dossiê “Políticas Públicas de Educação em tempos de crise do Capitalismo Global” |
author |
Resende, Fernanda Motta de Paula |
author_facet |
Resende, Fernanda Motta de Paula Torres, Julio Cesar Bianchini, Angelo Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Julio Cesar Bianchini, Angelo Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Fernanda Motta de Paula Torres, Julio Cesar Bianchini, Angelo Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Educação Crise do Capitalismo Global |
topic |
Políticas Públicas Educação Crise do Capitalismo Global |
description |
Temos presenciado mudanças nas políticas públicas de educação frente a novos contextos e (re)configurações do Estado brasileiro, os quais incidem nas mais diferentes esferas do tecido social e têm um alcance expressivo no campo da educação escolar. Esse processo se instaura efetivamente a partir dos anos de 1970, tendo como cenário propício para sua consolidação a crise mundial do modelo fordista e do Estado de Bem-Estar Social e, como aliadas, a profunda recessão econômica e a crise fiscal, impondo dificuldades ao Estado em administrar as contradições próprias do movimento do capital. Nesse sentido, a exigência de escolaridade básica, a partir da década de 1990, esteve presente nas proposições de diferentes sujeitos sociais, como os organismos internacionais, governamentais, empresariais e sindicais, movimentos sociais, ancorando-se na perspectiva da escolarização como subsídio para o ingresso dos países em desenvolvimento na economia global. Tais setores, demonstram, por meio de suas propostas, a preocupação com a elevação do nível de escolarização como forma de capacitar a força de trabalho para as mudanças na economia globalizada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66301 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66301 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66301 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v11n3a2022-66301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66301/34254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867 Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867 Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867 Revista Educação e Políticas em Debate; v. 11, n. 3 (set./dez. 2022) ; 862-867 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943961529286656 |