Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Pinto e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Heloani, José Roberto, Piolli, Evaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21901
Resumo: RESUMO: Analisamos neste artigo as reformas educacionais que se dão no contextoda Reforma do Estado e as medidas e metas que influenciam a gestão escolar e asrelações de trabalho no âmbito das escolas e universidade públicas. Apontamos para atransposição de alguns conceitos da empresa para as instituições educacionais, taiscomo os de autonomia, qualidade, metas e produtividade, entre outros. Nossapreocupação central foi a de analisar o atual modelo de gestão, baseado nos princípiosda eficácia empresarial e de avaliações heterônomas que, do nosso ponto de vista,tendem a provocar individualismo e competitividade nas relações de trabalho. Propõe-seuma reflexão crítica sobre a relação entre as metas de qualidade e as condições objetivasde trabalho dos trabalhadores da educação nos distintos sistemas e instituições deensino, de modo a considerar seus efeitos não somente nas relações de trabalho, mastambém na saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores. A autonomia controlada éapontada como uma dimensão patogênica do modelo avaliativo, o que propiciaria oadoecimento do professor. PALAVRAS-CHAVE: Reforma do Estado; trabalho do professor; adoecimento.ABSTRACT:We analyze in this article the educational reforms that take place in the context of the State Reform and the measures and goals that influence the school management and labor relations within public schools and universities. We point out the transposition of some concepts of enterprise for educational institutions, such as autonomy, quality, and productivity goals, among others. Our main concern was to analyze the current management model, based on the principles ofbusiness effectiveness and of heteronomousreviews that, from our point of view, tend to cause individualism and competitiveness in work relations.It is proposeda critical reflection on the relationship between quality goals and objective work conditionsof workers in the different systems of education and educational institutions in order to consider its effects not only in labor relations, but also in the health and quality of life for workers. Controlled autonomy is seen as a pathogenicdimension of theevaluative model, which would propitiateillness on teachers. KEYWORDS: State Reform; teacher's work; illness.
id UFU-4_81138866fc6163fb7564e3ea3df8c249
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21901
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' healthRESUMO: Analisamos neste artigo as reformas educacionais que se dão no contextoda Reforma do Estado e as medidas e metas que influenciam a gestão escolar e asrelações de trabalho no âmbito das escolas e universidade públicas. Apontamos para atransposição de alguns conceitos da empresa para as instituições educacionais, taiscomo os de autonomia, qualidade, metas e produtividade, entre outros. Nossapreocupação central foi a de analisar o atual modelo de gestão, baseado nos princípiosda eficácia empresarial e de avaliações heterônomas que, do nosso ponto de vista,tendem a provocar individualismo e competitividade nas relações de trabalho. Propõe-seuma reflexão crítica sobre a relação entre as metas de qualidade e as condições objetivasde trabalho dos trabalhadores da educação nos distintos sistemas e instituições deensino, de modo a considerar seus efeitos não somente nas relações de trabalho, mastambém na saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores. A autonomia controlada éapontada como uma dimensão patogênica do modelo avaliativo, o que propiciaria oadoecimento do professor. PALAVRAS-CHAVE: Reforma do Estado; trabalho do professor; adoecimento.ABSTRACT:We analyze in this article the educational reforms that take place in the context of the State Reform and the measures and goals that influence the school management and labor relations within public schools and universities. We point out the transposition of some concepts of enterprise for educational institutions, such as autonomy, quality, and productivity goals, among others. Our main concern was to analyze the current management model, based on the principles ofbusiness effectiveness and of heteronomousreviews that, from our point of view, tend to cause individualism and competitiveness in work relations.It is proposeda critical reflection on the relationship between quality goals and objective work conditionsof workers in the different systems of education and educational institutions in order to consider its effects not only in labor relations, but also in the health and quality of life for workers. Controlled autonomy is seen as a pathogenicdimension of theevaluative model, which would propitiateillness on teachers. KEYWORDS: State Reform; teacher's work; illness.Universidade Federal de Uberlândia2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2190110.14393/REPOD-v1n2a2012-21901Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21901/12113Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Pinto eHeloani, José RobertoPiolli, Evaldo2022-12-06T21:39:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21901Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T21:39:36Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
title Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
spellingShingle Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
Silva, Eduardo Pinto e
title_short Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
title_full Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
title_fullStr Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
title_full_unstemmed Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
title_sort Autonomia controlada e adoecimento do professor / Controlled autonomy and its effect on teachers' health
author Silva, Eduardo Pinto e
author_facet Silva, Eduardo Pinto e
Heloani, José Roberto
Piolli, Evaldo
author_role author
author2 Heloani, José Roberto
Piolli, Evaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Pinto e
Heloani, José Roberto
Piolli, Evaldo
description RESUMO: Analisamos neste artigo as reformas educacionais que se dão no contextoda Reforma do Estado e as medidas e metas que influenciam a gestão escolar e asrelações de trabalho no âmbito das escolas e universidade públicas. Apontamos para atransposição de alguns conceitos da empresa para as instituições educacionais, taiscomo os de autonomia, qualidade, metas e produtividade, entre outros. Nossapreocupação central foi a de analisar o atual modelo de gestão, baseado nos princípiosda eficácia empresarial e de avaliações heterônomas que, do nosso ponto de vista,tendem a provocar individualismo e competitividade nas relações de trabalho. Propõe-seuma reflexão crítica sobre a relação entre as metas de qualidade e as condições objetivasde trabalho dos trabalhadores da educação nos distintos sistemas e instituições deensino, de modo a considerar seus efeitos não somente nas relações de trabalho, mastambém na saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores. A autonomia controlada éapontada como uma dimensão patogênica do modelo avaliativo, o que propiciaria oadoecimento do professor. PALAVRAS-CHAVE: Reforma do Estado; trabalho do professor; adoecimento.ABSTRACT:We analyze in this article the educational reforms that take place in the context of the State Reform and the measures and goals that influence the school management and labor relations within public schools and universities. We point out the transposition of some concepts of enterprise for educational institutions, such as autonomy, quality, and productivity goals, among others. Our main concern was to analyze the current management model, based on the principles ofbusiness effectiveness and of heteronomousreviews that, from our point of view, tend to cause individualism and competitiveness in work relations.It is proposeda critical reflection on the relationship between quality goals and objective work conditionsof workers in the different systems of education and educational institutions in order to consider its effects not only in labor relations, but also in the health and quality of life for workers. Controlled autonomy is seen as a pathogenicdimension of theevaluative model, which would propitiateillness on teachers. KEYWORDS: State Reform; teacher's work; illness.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21901
10.14393/REPOD-v1n2a2012-21901
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21901
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21901/12113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957589786624