América latina: políticas educacionais no Equador / Latin america: educational policies in Ecuador
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21899 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contemplar os resultados de reflexões sobre as políticas educacionais na América Latina, com recorte no Equador, observando sua caracterização geopolítica e econômica, e suas políticas educacionais nesse contexto. Contempla-se, ainda, a temática das políticas educacionais, com recorte na legislação. O sistema educacional é considerado um sistema social complexo, devido à pluralidade de finalidades e modalidades de regulação que apresenta, em função da diversidade de atores envolvidos, cada qual com suas opiniões e interesses. Com isso, pode-se considerar que o equilíbrio e o funcionamento desse sistema acontecem por uma interação dos dispositivos reguladores, e não pela aplicação linear de normas, regras e orientações vindas do poder público. Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Sistema Educacional; Equador. Abstract: This workaims tocontemplatethe resultsof reflectionson educational policiesin Latin America, withcutout inEcuador, watching his characterizationgeopolitical and economicandeducationalpoliciesin this context. Guestsarealsothe subjectof educational policies, legislationtocut. The educational systemis considered acomplex social system, dueto the pluralityof purposesand methodsof regulation thathas, according to the diversityofstakeholders, each withtheir opinions andinterests. Withthis,we can considerthat the balanceand functioning of thissystemoccurby an interactionof the devicesregulators, not by applyinglinearstandards, rules andguidelinescoming from thegovernment. Key words: Educational Policy; educational system;Ecuador. |
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América latina: políticas educacionais no Equador / Latin america: educational policies in EcuadorResumo: Este trabalho tem o objetivo de contemplar os resultados de reflexões sobre as políticas educacionais na América Latina, com recorte no Equador, observando sua caracterização geopolítica e econômica, e suas políticas educacionais nesse contexto. Contempla-se, ainda, a temática das políticas educacionais, com recorte na legislação. O sistema educacional é considerado um sistema social complexo, devido à pluralidade de finalidades e modalidades de regulação que apresenta, em função da diversidade de atores envolvidos, cada qual com suas opiniões e interesses. Com isso, pode-se considerar que o equilíbrio e o funcionamento desse sistema acontecem por uma interação dos dispositivos reguladores, e não pela aplicação linear de normas, regras e orientações vindas do poder público. Palavras-Chave: Políticas Educacionais; Sistema Educacional; Equador. Abstract: This workaims tocontemplatethe resultsof reflectionson educational policiesin Latin America, withcutout inEcuador, watching his characterizationgeopolitical and economicandeducationalpoliciesin this context. Guestsarealsothe subjectof educational policies, legislationtocut. The educational systemis considered acomplex social system, dueto the pluralityof purposesand methodsof regulation thathas, according to the diversityofstakeholders, each withtheir opinions andinterests. Withthis,we can considerthat the balanceand functioning of thissystemoccurby an interactionof the devicesregulators, not by applyinglinearstandards, rules andguidelinescoming from thegovernment. Key words: Educational Policy; educational system;Ecuador.Universidade Federal de Uberlândia2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2189910.14393/REPOD-v1n2a2012-21899Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21899/12109Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Erivane RochaPassos, Geovanna2022-12-06T20:29:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21899Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:29:52Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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