Understanding the Brazilian school day
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
DOI: | 10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo sistematizar os principais elementos constitutivos da jornada escolar brasileira, evidenciando diferentes tipos e modelos de organização da educação básica. Neste ensaio teórico, faz-se um exercício de análise e decomposição da jornada escolar, destacando dois condicionantes: turnos escolares e infraestrutura. A análise da jornada escolar focalizou cinco elementos: currículo escolar compulsório, atividades complementares, recreio, alimentação escolar e tempo de cuidado. O artigo mostra que as relações entre esses elementos demarcam diferentes configurações da jornada escolar (parcial e integral) e ressalta a importância de uma reorientação de política pública no que se refere à ampliação da jornada escolar. |
id |
UFU-4_b38126f0e1f22ff68ae201e99a28851f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48702 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
spelling |
Understanding the Brazilian school dayComprendre la journée de l’école BrésilienneDesvendando a jornada escolar brasileiraJornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional.O artigo tem como objetivo sistematizar os principais elementos constitutivos da jornada escolar brasileira, evidenciando diferentes tipos e modelos de organização da educação básica. Neste ensaio teórico, faz-se um exercício de análise e decomposição da jornada escolar, destacando dois condicionantes: turnos escolares e infraestrutura. A análise da jornada escolar focalizou cinco elementos: currículo escolar compulsório, atividades complementares, recreio, alimentação escolar e tempo de cuidado. O artigo mostra que as relações entre esses elementos demarcam diferentes configurações da jornada escolar (parcial e integral) e ressalta a importância de uma reorientação de política pública no que se refere à ampliação da jornada escolar.Universidade Federal de Uberlândia2020-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/4870210.14393/REPOD-v8n3a2019-48702Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 No. 3 (2019); 319 - 343Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 Núm. 3 (2019); 319 - 343Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 No. 3 (2019); 319 - 343Revista Educação e Políticas em Debate; v. 8 n. 3 (2019); 319 - 3432238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702/28063Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessParente, Cláudia da Mota Darós2022-07-21T14:08:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48702Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-07-21T14:08:43Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Understanding the Brazilian school day Comprendre la journée de l’école Brésilienne Desvendando a jornada escolar brasileira |
title |
Understanding the Brazilian school day |
spellingShingle |
Understanding the Brazilian school day Understanding the Brazilian school day Parente, Cláudia da Mota Darós Jornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional. Parente, Cláudia da Mota Darós Jornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional. |
title_short |
Understanding the Brazilian school day |
title_full |
Understanding the Brazilian school day |
title_fullStr |
Understanding the Brazilian school day Understanding the Brazilian school day |
title_full_unstemmed |
Understanding the Brazilian school day Understanding the Brazilian school day |
title_sort |
Understanding the Brazilian school day |
author |
Parente, Cláudia da Mota Darós |
author_facet |
Parente, Cláudia da Mota Darós Parente, Cláudia da Mota Darós |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Cláudia da Mota Darós |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional. |
topic |
Jornada Escolar. Educação em Tempo Integral. Política Educacional. |
description |
O artigo tem como objetivo sistematizar os principais elementos constitutivos da jornada escolar brasileira, evidenciando diferentes tipos e modelos de organização da educação básica. Neste ensaio teórico, faz-se um exercício de análise e decomposição da jornada escolar, destacando dois condicionantes: turnos escolares e infraestrutura. A análise da jornada escolar focalizou cinco elementos: currículo escolar compulsório, atividades complementares, recreio, alimentação escolar e tempo de cuidado. O artigo mostra que as relações entre esses elementos demarcam diferentes configurações da jornada escolar (parcial e integral) e ressalta a importância de uma reorientação de política pública no que se refere à ampliação da jornada escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702 10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48702/28063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 No. 3 (2019); 319 - 343 Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 Núm. 3 (2019); 319 - 343 Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 8 No. 3 (2019); 319 - 343 Revista Educação e Políticas em Debate; v. 8 n. 3 (2019); 319 - 343 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1822179213901299712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REPOD-v8n3a2019-48702 |