Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Aparecida Maria
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Richter, Leonice Matilde, Valente, Lucia de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21904
Resumo: Resumo: O objetivo de presente trabalho é refletir sobre a reestruturação do Estado e a relação desse processo com as políticas públicas de educação realizadas a partir do final do século passado. O contexto de reforma do Estado é tomado como base para o debate acerca da estrutura regulatória engendrada pelo sistema de avaliação da educação e as novas demandas sobre o trabalho do professor. Para tanto, iniciamos o texto com a discussão sobre as transformações da natureza do trabalho educacional, o qual foi influenciado pelo processo de flexibilização, desvalorização e precarização, bem como, por mecanismos de proletarização que atingiram o magistério, repercutindo sobre a organização escolar e provocando a reestruturação política-pedagógica no interior da Escola. Na segunda seção, enfocamos a vertente regulatória presente no governo Lula, sem, no entanto, desconsiderar que, em relação ao governo anterior, tivemos avanços em algumas dimensões no âmbito educacional, sobretudo no que se refere ao financiamento da educação. E, por fim, explora o papel de destaque que a avaliação externa tem assumido na educação brasileira e como ela tem gerado interferência sobre o trabalho docente. Palavras-chave: Trabalho docente; Avaliação externa; Regulação.Summary: The aim of this work is to think about the State restructuring and the relationship between this process and the public education politics, which started at the end of last century. The context of State reform is the basis for the debate on the regulatory frameworks created by the evaluation system of education and the new demands about the teacher´s job. To do so, we´ve started the text with the discussion on the transformations in the educational work nature, which has been influenced by the flexibilization, devaluation and failing system, as well as by proletarianization mechanisms that achieved teaching, rebounding on the school organization, leading to the political- pedagogical restructuring inside the School. In the second section, the regulatory field present in Lula´s government, without, though, ruling out that, considering the previous government, we have advanced in a lot of dimensions in the educational field, especially concerning educational funding. Finally, it explores the important role that the external evaluation has had in the Brazilian education and how it has interfered on teaching work. Key-Words: Teaching work; External evaluation; Regulation
id UFU-4_ccf7d81005ca29028148445654e3798d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21904
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluationResumo: O objetivo de presente trabalho é refletir sobre a reestruturação do Estado e a relação desse processo com as políticas públicas de educação realizadas a partir do final do século passado. O contexto de reforma do Estado é tomado como base para o debate acerca da estrutura regulatória engendrada pelo sistema de avaliação da educação e as novas demandas sobre o trabalho do professor. Para tanto, iniciamos o texto com a discussão sobre as transformações da natureza do trabalho educacional, o qual foi influenciado pelo processo de flexibilização, desvalorização e precarização, bem como, por mecanismos de proletarização que atingiram o magistério, repercutindo sobre a organização escolar e provocando a reestruturação política-pedagógica no interior da Escola. Na segunda seção, enfocamos a vertente regulatória presente no governo Lula, sem, no entanto, desconsiderar que, em relação ao governo anterior, tivemos avanços em algumas dimensões no âmbito educacional, sobretudo no que se refere ao financiamento da educação. E, por fim, explora o papel de destaque que a avaliação externa tem assumido na educação brasileira e como ela tem gerado interferência sobre o trabalho docente. Palavras-chave: Trabalho docente; Avaliação externa; Regulação.Summary: The aim of this work is to think about the State restructuring and the relationship between this process and the public education politics, which started at the end of last century. The context of State reform is the basis for the debate on the regulatory frameworks created by the evaluation system of education and the new demands about the teacher´s job. To do so, we´ve started the text with the discussion on the transformations in the educational work nature, which has been influenced by the flexibilization, devaluation and failing system, as well as by proletarianization mechanisms that achieved teaching, rebounding on the school organization, leading to the political- pedagogical restructuring inside the School. In the second section, the regulatory field present in Lula´s government, without, though, ruling out that, considering the previous government, we have advanced in a lot of dimensions in the educational field, especially concerning educational funding. Finally, it explores the important role that the external evaluation has had in the Brazilian education and how it has interfered on teaching work. Key-Words: Teaching work; External evaluation; RegulationUniversidade Federal de Uberlândia2013-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2190410.14393/REPOD-v1n2a2012-21904Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21904/12114Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Aparecida MariaRichter, Leonice MatildeValente, Lucia de Fátima2022-12-06T21:53:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21904Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T21:53:57Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
title Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
spellingShingle Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
Fonseca, Aparecida Maria
title_short Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
title_full Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
title_fullStr Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
title_full_unstemmed Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
title_sort Regulação do trabalho docente: a presença da avaliação externa / Regulation of teaching work: presence of external evaluation
author Fonseca, Aparecida Maria
author_facet Fonseca, Aparecida Maria
Richter, Leonice Matilde
Valente, Lucia de Fátima
author_role author
author2 Richter, Leonice Matilde
Valente, Lucia de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Aparecida Maria
Richter, Leonice Matilde
Valente, Lucia de Fátima
description Resumo: O objetivo de presente trabalho é refletir sobre a reestruturação do Estado e a relação desse processo com as políticas públicas de educação realizadas a partir do final do século passado. O contexto de reforma do Estado é tomado como base para o debate acerca da estrutura regulatória engendrada pelo sistema de avaliação da educação e as novas demandas sobre o trabalho do professor. Para tanto, iniciamos o texto com a discussão sobre as transformações da natureza do trabalho educacional, o qual foi influenciado pelo processo de flexibilização, desvalorização e precarização, bem como, por mecanismos de proletarização que atingiram o magistério, repercutindo sobre a organização escolar e provocando a reestruturação política-pedagógica no interior da Escola. Na segunda seção, enfocamos a vertente regulatória presente no governo Lula, sem, no entanto, desconsiderar que, em relação ao governo anterior, tivemos avanços em algumas dimensões no âmbito educacional, sobretudo no que se refere ao financiamento da educação. E, por fim, explora o papel de destaque que a avaliação externa tem assumido na educação brasileira e como ela tem gerado interferência sobre o trabalho docente. Palavras-chave: Trabalho docente; Avaliação externa; Regulação.Summary: The aim of this work is to think about the State restructuring and the relationship between this process and the public education politics, which started at the end of last century. The context of State reform is the basis for the debate on the regulatory frameworks created by the evaluation system of education and the new demands about the teacher´s job. To do so, we´ve started the text with the discussion on the transformations in the educational work nature, which has been influenced by the flexibilization, devaluation and failing system, as well as by proletarianization mechanisms that achieved teaching, rebounding on the school organization, leading to the political- pedagogical restructuring inside the School. In the second section, the regulatory field present in Lula´s government, without, though, ruling out that, considering the previous government, we have advanced in a lot of dimensions in the educational field, especially concerning educational funding. Finally, it explores the important role that the external evaluation has had in the Brazilian education and how it has interfered on teaching work. Key-Words: Teaching work; External evaluation; Regulation
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21904
10.14393/REPOD-v1n2a2012-21904
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21904
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21904/12114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1788536115760726016