Reforma do Estado e Políticas Educacionais no Brasil / State Reform and Education Policies in Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17362 |
Resumo: | O eixo desse trabalho assenta-se na materialização das relações entre o público e o privado, na política educacional, no contexto da redefinição do papel do Estado. Enfoca a parceira entre um sistema público de educação e o Instituto Ayrton Senna, através de programas de gestão educacional e aceleração da aprendizagem, analisando as conseqüências dessa parceira para a gestão democrática, a autonomia pedagógica das escolas e a educação de qualidade. Problematiza-se o arrefecimento dos históricos processos de construção da autonomia e os retrocessos nas conquistas de democratização da escola pública.ABSTRACT: The center line of this work is based on the materialization of relations between public and private educational policy in the context of redefining the role of the state. It focuses on apartnership between the public education system and the Instituto Ayrton Senna, through programs of education management and accelerated learning, analyzing the consequences of this partnership for democratic management, pedagogical autonomy of schools and quality education. It questions the cooling of the historical process of building autonomy and setbacks in democratization achievements of the public school system. |
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Reforma do Estado e Políticas Educacionais no Brasil / State Reform and Education Policies in BrazilO eixo desse trabalho assenta-se na materialização das relações entre o público e o privado, na política educacional, no contexto da redefinição do papel do Estado. Enfoca a parceira entre um sistema público de educação e o Instituto Ayrton Senna, através de programas de gestão educacional e aceleração da aprendizagem, analisando as conseqüências dessa parceira para a gestão democrática, a autonomia pedagógica das escolas e a educação de qualidade. Problematiza-se o arrefecimento dos históricos processos de construção da autonomia e os retrocessos nas conquistas de democratização da escola pública.ABSTRACT: The center line of this work is based on the materialization of relations between public and private educational policy in the context of redefining the role of the state. It focuses on apartnership between the public education system and the Instituto Ayrton Senna, through programs of education management and accelerated learning, analyzing the consequences of this partnership for democratic management, pedagogical autonomy of schools and quality education. It questions the cooling of the historical process of building autonomy and setbacks in democratization achievements of the public school system.Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1736210.14393/REPOD-v1n1a2012-17362Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17362/9526Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeroni, Vera Maria Vidal2022-12-06T22:13:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17362Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:13:38Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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