O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mayra Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: NASCIMENTO, RUBEN DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299
Resumo: O objetivo da pesquisa foi conhecer como professores de língua inglesa, ensinando para crianças entre 6 e 10 anos de idade, percebem e dão sentido ao tema "progresso no aprendizado" da língua e que desdobramentos essa percepção tem no processo educativo promovido, segundo suas experiências com o ensino em sala de aula. Os dados foram levantados por meio de um questionário contendo 11 perguntas sobre o tema da pesquisa e outros fatores correlatos ao tema, próprios do processo educativo e das habilidades de comunicação esperadas para a formação, e tratados com base em análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 3 professoras atuando em 2 instituições especializadas no ensino da língua inglesa, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Com base nos dados concluímos que a concepção das professoras entrevistadas, sobre o que entendem por progresso no aprendizado da língua e que indícios observam desse progresso no processo educativo, influencia diretamente no desenvolvimento da aprendizagem do conhecimento da língua, e que essa influência vem marcada pelo planejamento das ações de ensino e pela qualidade da relação professor-aluno, envolvendo principalmente questões afetivas nesse processo. 
id UFU-5_069f219fe04d125e644221fdaf98b707
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36299
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESAprendizagemEnsino da Língua InglesaProcesso EducativoO objetivo da pesquisa foi conhecer como professores de língua inglesa, ensinando para crianças entre 6 e 10 anos de idade, percebem e dão sentido ao tema "progresso no aprendizado" da língua e que desdobramentos essa percepção tem no processo educativo promovido, segundo suas experiências com o ensino em sala de aula. Os dados foram levantados por meio de um questionário contendo 11 perguntas sobre o tema da pesquisa e outros fatores correlatos ao tema, próprios do processo educativo e das habilidades de comunicação esperadas para a formação, e tratados com base em análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 3 professoras atuando em 2 instituições especializadas no ensino da língua inglesa, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Com base nos dados concluímos que a concepção das professoras entrevistadas, sobre o que entendem por progresso no aprendizado da língua e que indícios observam desse progresso no processo educativo, influencia diretamente no desenvolvimento da aprendizagem do conhecimento da língua, e que essa influência vem marcada pelo planejamento das ações de ensino e pela qualidade da relação professor-aluno, envolvendo principalmente questões afetivas nesse processo. UFU - Universidade Federal de Uberlândia2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299Horizonte Científico; v. 11 n. 1 (2017): VOL 11, Nº 1 (MAIO 2017)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299/20430Copyright (c) 2017 Horizonte Científicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mayra Cristina FernandesNASCIMENTO, RUBEN DE OLIVEIRA2017-05-31T15:46:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36299Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2017-05-31T15:46:07Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
spellingShingle O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Almeida, Mayra Cristina Fernandes
Aprendizagem
Ensino da Língua Inglesa
Processo Educativo
title_short O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_fullStr O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_sort O PROGRESSO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
author Almeida, Mayra Cristina Fernandes
author_facet Almeida, Mayra Cristina Fernandes
NASCIMENTO, RUBEN DE OLIVEIRA
author_role author
author2 NASCIMENTO, RUBEN DE OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mayra Cristina Fernandes
NASCIMENTO, RUBEN DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino da Língua Inglesa
Processo Educativo
topic Aprendizagem
Ensino da Língua Inglesa
Processo Educativo
description O objetivo da pesquisa foi conhecer como professores de língua inglesa, ensinando para crianças entre 6 e 10 anos de idade, percebem e dão sentido ao tema "progresso no aprendizado" da língua e que desdobramentos essa percepção tem no processo educativo promovido, segundo suas experiências com o ensino em sala de aula. Os dados foram levantados por meio de um questionário contendo 11 perguntas sobre o tema da pesquisa e outros fatores correlatos ao tema, próprios do processo educativo e das habilidades de comunicação esperadas para a formação, e tratados com base em análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 3 professoras atuando em 2 instituições especializadas no ensino da língua inglesa, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Com base nos dados concluímos que a concepção das professoras entrevistadas, sobre o que entendem por progresso no aprendizado da língua e que indícios observam desse progresso no processo educativo, influencia diretamente no desenvolvimento da aprendizagem do conhecimento da língua, e que essa influência vem marcada pelo planejamento das ações de ensino e pela qualidade da relação professor-aluno, envolvendo principalmente questões afetivas nesse processo. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/36299/20430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Horizonte Científico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Horizonte Científico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; v. 11 n. 1 (2017): VOL 11, Nº 1 (MAIO 2017)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950538437033984