História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977 |
Resumo: | Este artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos. |
id |
UFU-5_1391d859a74678659683a4446fc56961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3977 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas GeraesEste artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesInvestigação histórica, análise/entrevistaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977/4865Castro Diniz, Sheylainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-20T12:59:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3977Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-08-20T12:59:37Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
title |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
spellingShingle |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes Castro Diniz, Sheyla |
title_short |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
title_full |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
title_fullStr |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
title_full_unstemmed |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
title_sort |
História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes |
author |
Castro Diniz, Sheyla |
author_facet |
Castro Diniz, Sheyla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro Diniz, Sheyla |
description |
Este artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Investigação histórica, análise/entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977/4865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950535367852032 |