História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro Diniz, Sheyla
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977
Resumo: Este artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos.
id UFU-5_1391d859a74678659683a4446fc56961
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3977
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas GeraesEste artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesInvestigação histórica, análise/entrevistaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977/4865Castro Diniz, Sheylainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-20T12:59:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3977Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-08-20T12:59:37Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
title História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
spellingShingle História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
Castro Diniz, Sheyla
title_short História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
title_full História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
title_fullStr História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
title_full_unstemmed História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
title_sort História e historiografia da música popular brasileira: ponte Rio-Minas - a Bossa Nova nas Geraes
author Castro Diniz, Sheyla
author_facet Castro Diniz, Sheyla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro Diniz, Sheyla
description Este artigo, afinado com o objeto principal da pesquisa desenvolvida, se volta para a cena musical belo-horizontina da década de 1960, período em que despontou o Conjunto Sambacana, liderado por Pacífico Mascarenhas, cuja mola mestra foram as canções de cunho bossa-novista. O propósito do trabalho é mostrar, especialmente através da discografia disponível, as interações e reapropriações da Bossa Nova mineira, tendo em vista o que já era feito no Rio de Janeiro, além de sua importância na carreira de músicos como Milton Nascimento e o Clube da Esquina, que posteriormente seguiria por outros caminhos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Investigação histórica, análise/entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3977/4865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535367852032