REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Nathalia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa.
id UFU-5_16a73f0a060e5e20d31d967fe958d31e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8012
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012/7527Gontijo, NathaliaFONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-29T14:14:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8012Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-07-29T14:14:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
title REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
Gontijo, Nathalia
1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.
title_short REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
title_full REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
title_sort REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
author Gontijo, Nathalia
author_facet Gontijo, Nathalia
FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA
author_role author
author2 FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Nathalia
FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.
topic 1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012/7527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537168257024