REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa. |
id |
UFU-5_16a73f0a060e5e20d31d967fe958d31e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8012 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012/7527Gontijo, NathaliaFONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-29T14:14:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8012Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-07-29T14:14:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
title |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL Gontijo, Nathalia 1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÃNGUA INGLESA DE ALUNOS DE UMA ONG EM CONTEXTO DE AULA DE INGLÊS INSTRUMENTAL |
author |
Gontijo, Nathalia |
author_facet |
Gontijo, Nathalia FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA |
author_role |
author |
author2 |
FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Nathalia FONSECA GUILHERME DE CASTRO, MARIA DE FÁTIMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
topic |
1. Linguística Aplicada. 2. Análise do Discurso. 3. Ensino-aprendizagem de língua inglesa. |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou investigar como alunos de uma Organização Não-Governamental (ONG) representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Para tentar dar conta desta proposta, a pesquisa articulou questões da Lingüística Aplicada (LA), da Análise Dialógica do Discurso (ADD), e da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF). A pesquisa buscou, assim, examinar como os alunos representam a sua aprendizagem, observando, descrevendo e analisando as vozes evocadas nos processos discursivos por eles instaurados quando constroem tais representações. A proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) foi utilizada como ferramenta metodológica para a coleta dos dados. Como resultado, foi possível depreender que a relação dos sujeitos em relação à aprendizagem da língua inglesa é regida por três representações: 1) O espelhamento da língua materna na língua estrangeira; 2) A inescrição na língua estrangeira; 3) A ideologia dos lugares outros. Essas representações se interconstituem e as práticas discursivas presentes nos dizeres dos enunciadores encontram-se circunscritas em algumas formações discursivas (FDs): 1) FD Projetiva; 2) FD do Não-Pertencimento; 3) FD dos Lugares Outros. As representações construídas e as formações discursivas nas quais os participantes se inscrevem revelam que a aprendizagem da língua inglesa ocupa um lugar imaginário que os sujeitos revelam não ter alcançado ainda. Esses sujeitos se constituem, assim, sujeitos do devir à espera da aprendizagem da língua inglesa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8012/7527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537168257024 |