A DINÂMICA RECENTE DO COMÉRCIO DE AUTO-SERVIÇO EM UBERLÂNDIA (MG) E A EXPANSÃO DAS LOJAS DE VIZINHANÇA
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4298 |
Resumo: | Toda atividade econômica possui fortes ligações com o espaço que lhe dá suporte. Tal fato deve-se entre outras razões, pela refuncionalização espacial ocorrida em decorrência do desenvolvimento de tais atividades. O comércio possui uma característica que lhe é peculiar, tem a capacidade de transformar não apenas a função, mas também, o significado dos lugares. Nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, em função da expansão do tecido urbano para novas áreas e da criação de subcentros comerciais, onde há instalação de grandes superfícies de vendas, principalmente no segmento de auto-serviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de auto-serviço na cidade de Uberlândia (MG). |
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A DINÂMICA RECENTE DO COMÉRCIO DE AUTO-SERVIÇO EM UBERLÂNDIA (MG) E A EXPANSÃO DAS LOJAS DE VIZINHANÇAToda atividade econômica possui fortes ligações com o espaço que lhe dá suporte. Tal fato deve-se entre outras razões, pela refuncionalização espacial ocorrida em decorrência do desenvolvimento de tais atividades. O comércio possui uma característica que lhe é peculiar, tem a capacidade de transformar não apenas a função, mas também, o significado dos lugares. Nos últimos anos, em razão de transformações econômicas, culturais e nos sistemas de transportes, é possível perceber uma relativa diminuição da função comercial do centro das cidades, tanto nas metrópoles quanto em cidades médias, em função da expansão do tecido urbano para novas áreas e da criação de subcentros comerciais, onde há instalação de grandes superfícies de vendas, principalmente no segmento de auto-serviço. Neste sentido, busca-se no presente trabalho esclarecer a dinâmica do comércio de bairro, em especial a descentralização espacial do comércio de auto-serviço na cidade de Uberlândia (MG).UFU - Universidade Federal de Uberlândia2009-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesInvestigação/Análiseapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4298Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4298/3190Gomes da Silva, João PauloGumiero Cleps, Geisa Daiseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4298Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:47Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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