POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alex de Vasconcelos Pineli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sorratini, José Aparecido, Barbosa, Rafael Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037
Resumo: Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação.
id UFU-5_c31c11d8dad72e5143d9dd5b4e3e8182
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8037
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIORpolo gerador de viageminstituição de ensino superiortaxa de geração de viagensanálise do impacto do tráfego de veículos.Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037/7651Alves, Alex de Vasconcelos PineliSorratini, José AparecidoBarbosa, Rafael Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-29T14:14:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8037Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-07-29T14:14:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
title POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
spellingShingle POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
Alves, Alex de Vasconcelos Pineli
polo gerador de viagem
instituição de ensino superior
taxa de geração de viagens
análise do impacto do tráfego de veículos.
title_short POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
title_full POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
title_fullStr POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
title_full_unstemmed POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
title_sort POLOS GERADORES DE VIAGEM: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NO TRÁFEGO DEVIDO A ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR
author Alves, Alex de Vasconcelos Pineli
author_facet Alves, Alex de Vasconcelos Pineli
Sorratini, José Aparecido
Barbosa, Rafael Costa
author_role author
author2 Sorratini, José Aparecido
Barbosa, Rafael Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alex de Vasconcelos Pineli
Sorratini, José Aparecido
Barbosa, Rafael Costa
dc.subject.por.fl_str_mv polo gerador de viagem
instituição de ensino superior
taxa de geração de viagens
análise do impacto do tráfego de veículos.
topic polo gerador de viagem
instituição de ensino superior
taxa de geração de viagens
análise do impacto do tráfego de veículos.
description Estabelecimentos de ensino de nível superior, aqui denominados de Polos Geradores de Viagens - PGV, atraem e produzem viagens veiculares e de pedestres e causam impactos no trânsito de sua área de influência, que podem resultar em sobrecarga na utilização das vias de acesso e contribuir para o aumento dos congestionamentos e deterioração da acessibilidade dessas vias. O objetivo deste trabalho foi comparar o volume de veículos e de pessoas que frequentam diariamente um campus universitário fechado com metodologias existentes na literatura nacional e estrangeira. Foi pesquisado o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, MG, um campus fechado de uma universidade pública, que atrai, diariamente, aproximadamente 20.000 pessoas e 7.000 veículos. Com base na quantidade máxima de veículos dentro do campus foi estimado o número de vagas de estacionamento para atender aos usuários, que foi comparado ao recomendado pela legislação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8037/7651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 1 (JUL 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537181888512