APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424
Resumo: Devido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos.
id UFU-5_cb9b4ddd9d3e4f66d5ceb3776d4abd94
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4424
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃODevido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesInvestigaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424/3224MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto info:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:33:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4424Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:33:12Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
title APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
spellingShingle APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto
title_short APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
title_full APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
title_fullStr APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
title_sort APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
author MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto
author_facet MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto
description Devido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Investigação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424/3224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536611463168