APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424 |
Resumo: | Devido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos. |
id |
UFU-5_cb9b4ddd9d3e4f66d5ceb3776d4abd94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4424 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃODevido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesInvestigaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424/3224MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto info:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:33:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4424Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:33:12Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
title |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto |
title_short |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
title_full |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
title_sort |
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FaSICA EM ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA INVESTIGAÇÃO |
author |
MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto |
author_facet |
MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCOS DANIEL LONGHINI, Maria Carolina Peixoto |
description |
Devido à necessidade de um ensino de Ciências que viabilize a "alfabetização científicaâ€?, principalmente para os primeiros anos da escolarização básica, esse trabalho tem como objetivo avaliar em que medida conceitos científicos vão se integrando ao repertório de explicações dos alunos, tendo como pano de fundo um conjunto de atividades de conhecimento físico, propostas pelo programa "A Mão na Massaâ€?. Escolhemos o módulo intitulado: "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horáriosâ€?, o qual teve suas atividades desenvolvidas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados sob forma de registros escritos, constituídos de pequenos textos, desenhos e esquemas explicativos. Tais elementos serviram de análise para investigarmos como se deu a inserção de conceitos científicos nos registros escritos dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Investigação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4424/3224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950536611463168 |