As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelegrini, Djalma Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vlach, Vânia Rúbia Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547
Resumo: Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.
id UFU-6_2cc877d8d95a33d0fd235a72ecf2bcd6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11547
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansionEducação AmbientalModernidadeAmbienteEducação AmbientalTendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 2 (2011)Sociedade & Natureza; v. 23 n. 2 (2011)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547/pdf_46Pelegrini, Djalma FerreiraVlach, Vânia Rúbia Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:12:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11547Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:12:28Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
title As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
spellingShingle As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
Pelegrini, Djalma Ferreira
Educação Ambiental
Modernidade
Ambiente
Educação Ambiental
title_short As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
title_full As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
title_fullStr As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
title_full_unstemmed As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
title_sort As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
author Pelegrini, Djalma Ferreira
author_facet Pelegrini, Djalma Ferreira
Vlach, Vânia Rúbia Farias
author_role author
author2 Vlach, Vânia Rúbia Farias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelegrini, Djalma Ferreira
Vlach, Vânia Rúbia Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Modernidade
Ambiente
Educação Ambiental
topic Educação Ambiental
Modernidade
Ambiente
Educação Ambiental
description Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547/pdf_46
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 2 (2011)
Sociedade & Natureza; v. 23 n. 2 (2011)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943978860150784