As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade & natureza (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547 |
Resumo: | Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos. |
id |
UFU-6_2cc877d8d95a33d0fd235a72ecf2bcd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11547 |
network_acronym_str |
UFU-6 |
network_name_str |
Sociedade & natureza (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansionEducação AmbientalModernidadeAmbienteEducação AmbientalTendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 2 (2011)Sociedade & Natureza; v. 23 n. 2 (2011)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547/pdf_46Pelegrini, Djalma FerreiraVlach, Vânia Rúbia Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:12:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11547Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:12:28Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
title |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
spellingShingle |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion Pelegrini, Djalma Ferreira Educação Ambiental Modernidade Ambiente Educação Ambiental |
title_short |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
title_full |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
title_fullStr |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
title_full_unstemmed |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
title_sort |
As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion |
author |
Pelegrini, Djalma Ferreira |
author_facet |
Pelegrini, Djalma Ferreira Vlach, Vânia Rúbia Farias |
author_role |
author |
author2 |
Vlach, Vânia Rúbia Farias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelegrini, Djalma Ferreira Vlach, Vânia Rúbia Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Modernidade Ambiente Educação Ambiental |
topic |
Educação Ambiental Modernidade Ambiente Educação Ambiental |
description |
Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547/pdf_46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade & Natureza; Vol. 23 No. 2 (2011) Sociedade & Natureza; v. 23 n. 2 (2011) 1982-4513 0103-1570 reponame:Sociedade & natureza (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Sociedade & natureza (Online) |
collection |
Sociedade & natureza (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br |
_version_ |
1799943978860150784 |