A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Suely Aparecida Gomes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Marçal, Maria da Penha Vieira, Ulhôa, Leonardo Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
id UFU-6_5422e7842836e18fa8fe4fb8bfb5b474
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9217
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.Universidade Federal de Uberlândia2006-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/921710.14393/SN-v18-2006-9217Sociedade & Natureza; Vol. 18 No. 34 (2006)Sociedade & Natureza; v. 18 n. 34 (2006)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217/5675Copyright (c) 2006 Suely Aparecida Gomes Moreira, Maria da Penha Vieira Marçal, Leonardo Moreira Ulhôahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Suely Aparecida GomesMarçal, Maria da Penha VieiraUlhôa, Leonardo Moreira2022-12-08T12:39:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9217Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2022-12-08T12:39:18Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
title A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
spellingShingle A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
Moreira, Suely Aparecida Gomes
title_short A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
title_full A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
title_fullStr A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
title_full_unstemmed A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
title_sort A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
author Moreira, Suely Aparecida Gomes
author_facet Moreira, Suely Aparecida Gomes
Marçal, Maria da Penha Vieira
Ulhôa, Leonardo Moreira
author_role author
author2 Marçal, Maria da Penha Vieira
Ulhôa, Leonardo Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Suely Aparecida Gomes
Marçal, Maria da Penha Vieira
Ulhôa, Leonardo Moreira
description O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o "conhecimento geográfico científicoâ€? e o "conhecimento geográfico escolarâ€?, propostos e formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217
10.14393/SN-v18-2006-9217
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217
identifier_str_mv 10.14393/SN-v18-2006-9217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9217/5675
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 18 No. 34 (2006)
Sociedade & Natureza; v. 18 n. 34 (2006)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943977564110848