Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizella, Denise Gallo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Marcelo Pereira de, Costa Jr., Moacyr Lobo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170
Resumo: A liberação comercial agrícola de plantas geneticamente modificadas (PGMs) é uma questão que suscita discussões e controvérsias entre os diferentes setores da sociedade civil e especialistas da área ambiental em relação ao seu plantio em escala comercial, dados os potenciais impactos socioambientais e econômicos que podem suscitar ao longo do tempo. O presente trabalho analisa a questão por meio de questionários aplicados junto aos diversos atores sociais envolvidos de forma direta ou indireta com o assunto, visando detectar as visões existentes sobre a liberação comercial de PGMs no Brasil. Os resultados apontam a diversidade de opiniões entre os agentes entrevistados, mas que convergem para uma necessidade comum de revisão do modelo regulatório de PGMs brasileiro no que se refere aos aspectos institucionais e os instrumentos ambientais utilizados para sua avaliação prévia antes da liberação comercial.
id UFU-6_8193e2a0f4ee812300e4f7bd2c8c237e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24170
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?Plantas geneticamente modificadas (PGMs)Análise de RiscoEstudo de Impacto Ambiental.modelo regulatório de Plantas Geneticamente Modificadas no BrasilA liberação comercial agrícola de plantas geneticamente modificadas (PGMs) é uma questão que suscita discussões e controvérsias entre os diferentes setores da sociedade civil e especialistas da área ambiental em relação ao seu plantio em escala comercial, dados os potenciais impactos socioambientais e econômicos que podem suscitar ao longo do tempo. O presente trabalho analisa a questão por meio de questionários aplicados junto aos diversos atores sociais envolvidos de forma direta ou indireta com o assunto, visando detectar as visões existentes sobre a liberação comercial de PGMs no Brasil. Os resultados apontam a diversidade de opiniões entre os agentes entrevistados, mas que convergem para uma necessidade comum de revisão do modelo regulatório de PGMs brasileiro no que se refere aos aspectos institucionais e os instrumentos ambientais utilizados para sua avaliação prévia antes da liberação comercial.Universidade Federal de Uberlândia2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 3 (2014)Sociedade & Natureza; v. 26 n. 3 (2014)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170/pdf_105Pizella, Denise GalloSouza, Marcelo Pereira deCosta Jr., Moacyr Lobo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:03:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24170Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:03:39Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
title Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
spellingShingle Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
Pizella, Denise Gallo
Plantas geneticamente modificadas (PGMs)
Análise de Risco
Estudo de Impacto Ambiental.
modelo regulatório de Plantas Geneticamente Modificadas no Brasil
title_short Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
title_full Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
title_fullStr Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
title_full_unstemmed Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
title_sort Modelo regulatório da liberação comercial de plantas geneticamente modificadas no Brasil: existe um consenso? / Regulatory model of the commercial release of genetically modified crops in Brazil: is there a consensus?
author Pizella, Denise Gallo
author_facet Pizella, Denise Gallo
Souza, Marcelo Pereira de
Costa Jr., Moacyr Lobo da
author_role author
author2 Souza, Marcelo Pereira de
Costa Jr., Moacyr Lobo da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizella, Denise Gallo
Souza, Marcelo Pereira de
Costa Jr., Moacyr Lobo da
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas geneticamente modificadas (PGMs)
Análise de Risco
Estudo de Impacto Ambiental.
modelo regulatório de Plantas Geneticamente Modificadas no Brasil
topic Plantas geneticamente modificadas (PGMs)
Análise de Risco
Estudo de Impacto Ambiental.
modelo regulatório de Plantas Geneticamente Modificadas no Brasil
description A liberação comercial agrícola de plantas geneticamente modificadas (PGMs) é uma questão que suscita discussões e controvérsias entre os diferentes setores da sociedade civil e especialistas da área ambiental em relação ao seu plantio em escala comercial, dados os potenciais impactos socioambientais e econômicos que podem suscitar ao longo do tempo. O presente trabalho analisa a questão por meio de questionários aplicados junto aos diversos atores sociais envolvidos de forma direta ou indireta com o assunto, visando detectar as visões existentes sobre a liberação comercial de PGMs no Brasil. Os resultados apontam a diversidade de opiniões entre os agentes entrevistados, mas que convergem para uma necessidade comum de revisão do modelo regulatório de PGMs brasileiro no que se refere aos aspectos institucionais e os instrumentos ambientais utilizados para sua avaliação prévia antes da liberação comercial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24170/pdf_105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 3 (2014)
Sociedade & Natureza; v. 26 n. 3 (2014)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943980016730112