CURANDEIROS PARINTINTIN E BENZEDEIRAS: REPRODUÇÃO DO SABER POPULAR DE CURA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hygeia (Uberlândia) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/48560 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo geral discutir os saberes relacionados à cura de doenças, movimentados em um contexto de modernidades múltiplas, por benzedeiras localizadas na região sul do Brasil e por indígenas Parintintin localizados ao norte, no Estado do Amazonas. Fala-se de uma outra abordagem de saúde e doença a partir da Geografia, em uma perspectiva híbrida e holística da percepção das ausências e emergências destes atores. São saberes distantes do logocentrismo, que articulados por comunidades tradicionais ou de forma autônoma por benzedeiras urbanas ou rurais representam um importante aporte cultural do Brasil. O saber-fazer dos Parintintin incorpora signos não indígenas na mesma medida em que as benzedeiras envolvem simbolismos modernos com suas tradições. Tratam-se, portanto, de saberes e práticas que possuem base cognitiva semelhante e que vão se metamorfoseando ao longo dos anos, organizando por e através deles outras experiências espaciais, além das tracionadas pelas instituições. De maneira resiliente enfrentam seus diferentes algozes na perpetuação de seus saberes e modos de vida. |
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CURANDEIROS PARINTINTIN E BENZEDEIRAS: REPRODUÇÃO DO SABER POPULAR DE CURAParintintin. Benzedeiras. Geografia da saúde.O presente artigo tem por objetivo geral discutir os saberes relacionados à cura de doenças, movimentados em um contexto de modernidades múltiplas, por benzedeiras localizadas na região sul do Brasil e por indígenas Parintintin localizados ao norte, no Estado do Amazonas. Fala-se de uma outra abordagem de saúde e doença a partir da Geografia, em uma perspectiva híbrida e holística da percepção das ausências e emergências destes atores. São saberes distantes do logocentrismo, que articulados por comunidades tradicionais ou de forma autônoma por benzedeiras urbanas ou rurais representam um importante aporte cultural do Brasil. O saber-fazer dos Parintintin incorpora signos não indígenas na mesma medida em que as benzedeiras envolvem simbolismos modernos com suas tradições. Tratam-se, portanto, de saberes e práticas que possuem base cognitiva semelhante e que vão se metamorfoseando ao longo dos anos, organizando por e através deles outras experiências espaciais, além das tracionadas pelas instituições. De maneira resiliente enfrentam seus diferentes algozes na perpetuação de seus saberes e modos de vida.Universidade Federal de Uberlândia2019-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/4856010.14393/Hygeia153148560Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 15 n. 31 (2019): Março; 105 - 1241980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/48560/26404Copyright (c) 2022 Maximillian Ferreira Clarindo, Juliano Strachulski, Nicolas Florianiinfo:eu-repo/semantics/openAccessClarindo, Maximillian FerreiraStrachulski, JulianoFloriani, Nicolas2022-03-06T01:20:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48560Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-03-06T01:20:43Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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