Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Márden de Pádua
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36500
Resumo: O artigo trata-se da de uma reflexão teórica que visa defender uma concepção crítica de Pedagogia amparado, principalmente, em Freire (2013) e McLaren (1997). Convida o leitor a uma reflexão acerca da Pedagogia crítica como uma alternativa possível ao campo da formação de professores. Ressalta a politização da educação como necessária, em direção a uma postura de luta constante pela transformação social. Entendendo a formação de professores como um campo em disputa, a Pedagogia crítica torna-se uma saída viável para o educador que se compromete com justiça social em busca da crítica sistemática às desigualdade. Compromete-se, assim, com a lógica dos oprimidos, a favor da utopia e em busca da luta por uma sociedade para além das condições de dominação. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Crítica. Transformação. Educação. 
id UFU-8_386ff01de581bbdf5a2b93baee6c83fe
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36500
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogyO artigo trata-se da de uma reflexão teórica que visa defender uma concepção crítica de Pedagogia amparado, principalmente, em Freire (2013) e McLaren (1997). Convida o leitor a uma reflexão acerca da Pedagogia crítica como uma alternativa possível ao campo da formação de professores. Ressalta a politização da educação como necessária, em direção a uma postura de luta constante pela transformação social. Entendendo a formação de professores como um campo em disputa, a Pedagogia crítica torna-se uma saída viável para o educador que se compromete com justiça social em busca da crítica sistemática às desigualdade. Compromete-se, assim, com a lógica dos oprimidos, a favor da utopia e em busca da luta por uma sociedade para além das condições de dominação. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Crítica. Transformação. Educação. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3650010.14393/ER-v23n2a2016-10Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-547Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-547Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-5471983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36500/19253Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Márden de Pádua2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36500Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
title Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
spellingShingle Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
Ribeiro, Márden de Pádua
title_short Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
title_full Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
title_fullStr Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
title_full_unstemmed Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
title_sort Por uma pedagogia crítica / By a critical pedagogy
author Ribeiro, Márden de Pádua
author_facet Ribeiro, Márden de Pádua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Márden de Pádua
description O artigo trata-se da de uma reflexão teórica que visa defender uma concepção crítica de Pedagogia amparado, principalmente, em Freire (2013) e McLaren (1997). Convida o leitor a uma reflexão acerca da Pedagogia crítica como uma alternativa possível ao campo da formação de professores. Ressalta a politização da educação como necessária, em direção a uma postura de luta constante pela transformação social. Entendendo a formação de professores como um campo em disputa, a Pedagogia crítica torna-se uma saída viável para o educador que se compromete com justiça social em busca da crítica sistemática às desigualdade. Compromete-se, assim, com a lógica dos oprimidos, a favor da utopia e em busca da luta por uma sociedade para além das condições de dominação. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Crítica. Transformação. Educação. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36500
10.14393/ER-v23n2a2016-10
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36500
identifier_str_mv 10.14393/ER-v23n2a2016-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36500/19253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-547
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-547
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 522-547
1983-1730
0104-3757
10.14393/ER-v23n2a2016-0
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221336010752