A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Géssica Mathias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marin, Solange Regina, Feistel, Paulo Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Ensaios
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar a contribuição da Abordagem das Capacitações para a análise do papel desempenhado pela educação na vida dos indivíduos. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos (liberdade instrumental), mas também desenvolve as habilidades de leitura, escrita, argumentação e compreensão, por exemplo, atuando como liberdade intrínseca (liberdade substantiva). A educação torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva). A Abordagem das Capacitações, assim, permite compreender que a educação é fundamental para o desenvolvimento da liberdade humana.
id UFU-9_63d721141e011d713617cfb27587a259
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35907
network_acronym_str UFU-9
network_name_str Economia Ensaios
repository_id_str
spelling A educação pela perspectiva da Abordagem das CapacitaçõesO objetivo deste estudo é apresentar a contribuição da Abordagem das Capacitações para a análise do papel desempenhado pela educação na vida dos indivíduos. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos (liberdade instrumental), mas também desenvolve as habilidades de leitura, escrita, argumentação e compreensão, por exemplo, atuando como liberdade intrínseca (liberdade substantiva). A educação torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva). A Abordagem das Capacitações, assim, permite compreender que a educação é fundamental para o desenvolvimento da liberdade humana.EDUFU2018-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3590710.14393/REE-v32n1a2017-9Revista Economia Ensaios; Vol. 32 No. 1 (2017)Revista Economia Ensaios; v. 32 n. 1 (2017)1983-19940102-2482reponame:Economia Ensaiosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907/21898Copyright (c) 2018 Revista Economia Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Géssica MathiasMarin, Solange ReginaFeistel, Paulo Ricardo2018-03-12T14:56:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35907Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaiosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/oai||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br1983-19940102-2482opendoar:2018-03-12T14:56:24Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
title A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
spellingShingle A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
Diniz, Géssica Mathias
title_short A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
title_full A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
title_fullStr A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
title_full_unstemmed A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
title_sort A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações
author Diniz, Géssica Mathias
author_facet Diniz, Géssica Mathias
Marin, Solange Regina
Feistel, Paulo Ricardo
author_role author
author2 Marin, Solange Regina
Feistel, Paulo Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Géssica Mathias
Marin, Solange Regina
Feistel, Paulo Ricardo
description O objetivo deste estudo é apresentar a contribuição da Abordagem das Capacitações para a análise do papel desempenhado pela educação na vida dos indivíduos. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos (liberdade instrumental), mas também desenvolve as habilidades de leitura, escrita, argumentação e compreensão, por exemplo, atuando como liberdade intrínseca (liberdade substantiva). A educação torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva). A Abordagem das Capacitações, assim, permite compreender que a educação é fundamental para o desenvolvimento da liberdade humana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907
10.14393/REE-v32n1a2017-9
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907
identifier_str_mv 10.14393/REE-v32n1a2017-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907/21898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Economia Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Economia Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Ensaios; Vol. 32 No. 1 (2017)
Revista Economia Ensaios; v. 32 n. 1 (2017)
1983-1994
0102-2482
reponame:Economia Ensaios
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Economia Ensaios
collection Economia Ensaios
repository.name.fl_str_mv Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br
_version_ 1799944251000225792