Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Natália Oliveira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014
Resumo: The catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education.
id UFU_027936971b106be55dec1eb18a901b96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41014
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superiorApproaching the catenary curve in the classroom: a study on its history, applications and an activity proposal for secondary and higher educationCatenáriaEnsino de MatemáticaModelagem matemáticaGeogebra no ensinoTendências para o ensino de matemáticaCatenaryMathematics teachingMathematical modelingGeogebra in teachingTrends in mathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A curva catenária pode ser observada desde pequenos detalhes do cotidiano, como as correntes de uma persiana, e até em grandes construções, como é caso das pontes pênseis. Essa curva também pode ser vista na natureza, a catenária está presente no ovo, na formação da teia de aranha e no perfil da barriga de uma grávida. A partir disso, a abordagem da catenária em sala de aula se torna relevante e pode levar os alunos a se aproximarem mais da Matemática através dessa curva que possui tantas aplicações. Com isso, o presente trabalho tem por objeto apresentar uma proposta de atividade para abordagem da catenária nos Ensinos Médio e Superior. Para isso, através da pesquisa bibliográfica, foi feito um estudo sobre o desenvolvimento histórico e acerca de abordagem que pudessem ser trabalhadas no ensino de Matemática. A atividade proposta no presente estudo, apresentará o contexto histórico, utilização da tecnologia em ambiente escolar e a importância da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de desenvolver o processo de Modelação da catenária, por meio de fotos de cenários reais da vida dos alunos, será feito o ajuste do gráfico da curva utilizando o software Geogebra, na tentativa de mostrar as diferentes aplicações da curva no cotidiano das pessoas, aproximar a Matemática da realidade e mostrar formas de abordar os conceitos envolvidos nesse objeto matemático que podem ser tratados tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino Superior.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaPires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Oliveira, Cristiane Coppe dehttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255Boiago, Carlos Eduardo Petronilhohttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006Nascimento, Natália Oliveira do2024-01-22T13:34:14Z2024-01-22T13:34:14Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-23T06:18:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41014Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-23T06:18:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
Approaching the catenary curve in the classroom: a study on its history, applications and an activity proposal for secondary and higher education
title Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
spellingShingle Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
Nascimento, Natália Oliveira do
Catenária
Ensino de Matemática
Modelagem matemática
Geogebra no ensino
Tendências para o ensino de matemática
Catenary
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Geogebra in teaching
Trends in mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
title_full Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
title_fullStr Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
title_full_unstemmed Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
title_sort Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
author Nascimento, Natália Oliveira do
author_facet Nascimento, Natália Oliveira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Rogério Fernando
http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
Oliveira, Cristiane Coppe de
http://lattes.cnpq.br/1337700960486255
Boiago, Carlos Eduardo Petronilho
http://lattes.cnpq.br/0435820906050006
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Natália Oliveira do
dc.subject.por.fl_str_mv Catenária
Ensino de Matemática
Modelagem matemática
Geogebra no ensino
Tendências para o ensino de matemática
Catenary
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Geogebra in teaching
Trends in mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Catenária
Ensino de Matemática
Modelagem matemática
Geogebra no ensino
Tendências para o ensino de matemática
Catenary
Mathematics teaching
Mathematical modeling
Geogebra in teaching
Trends in mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
2024-01-22T13:34:14Z
2024-01-22T13:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014
identifier_str_mv NASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711504819617792