Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014 |
Resumo: | The catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education. |
id |
UFU_027936971b106be55dec1eb18a901b96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41014 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superiorApproaching the catenary curve in the classroom: a study on its history, applications and an activity proposal for secondary and higher educationCatenáriaEnsino de MatemáticaModelagem matemáticaGeogebra no ensinoTendências para o ensino de matemáticaCatenaryMathematics teachingMathematical modelingGeogebra in teachingTrends in mathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A curva catenária pode ser observada desde pequenos detalhes do cotidiano, como as correntes de uma persiana, e até em grandes construções, como é caso das pontes pênseis. Essa curva também pode ser vista na natureza, a catenária está presente no ovo, na formação da teia de aranha e no perfil da barriga de uma grávida. A partir disso, a abordagem da catenária em sala de aula se torna relevante e pode levar os alunos a se aproximarem mais da Matemática através dessa curva que possui tantas aplicações. Com isso, o presente trabalho tem por objeto apresentar uma proposta de atividade para abordagem da catenária nos Ensinos Médio e Superior. Para isso, através da pesquisa bibliográfica, foi feito um estudo sobre o desenvolvimento histórico e acerca de abordagem que pudessem ser trabalhadas no ensino de Matemática. A atividade proposta no presente estudo, apresentará o contexto histórico, utilização da tecnologia em ambiente escolar e a importância da Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de desenvolver o processo de Modelação da catenária, por meio de fotos de cenários reais da vida dos alunos, será feito o ajuste do gráfico da curva utilizando o software Geogebra, na tentativa de mostrar as diferentes aplicações da curva no cotidiano das pessoas, aproximar a Matemática da realidade e mostrar formas de abordar os conceitos envolvidos nesse objeto matemático que podem ser tratados tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino Superior.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaPires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Oliveira, Cristiane Coppe dehttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255Boiago, Carlos Eduardo Petronilhohttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006Nascimento, Natália Oliveira do2024-01-22T13:34:14Z2024-01-22T13:34:14Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-23T06:18:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41014Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-23T06:18:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior Approaching the catenary curve in the classroom: a study on its history, applications and an activity proposal for secondary and higher education |
title |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
spellingShingle |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior Nascimento, Natália Oliveira do Catenária Ensino de Matemática Modelagem matemática Geogebra no ensino Tendências para o ensino de matemática Catenary Mathematics teaching Mathematical modeling Geogebra in teaching Trends in mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
title_full |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
title_fullStr |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
title_full_unstemmed |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
title_sort |
Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior |
author |
Nascimento, Natália Oliveira do |
author_facet |
Nascimento, Natália Oliveira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Rogério Fernando http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 Oliveira, Cristiane Coppe de http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 Boiago, Carlos Eduardo Petronilho http://lattes.cnpq.br/0435820906050006 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Natália Oliveira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Catenária Ensino de Matemática Modelagem matemática Geogebra no ensino Tendências para o ensino de matemática Catenary Mathematics teaching Mathematical modeling Geogebra in teaching Trends in mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Catenária Ensino de Matemática Modelagem matemática Geogebra no ensino Tendências para o ensino de matemática Catenary Mathematics teaching Mathematical modeling Geogebra in teaching Trends in mathematics education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The catenary curve can be seen in small everyday details, such as the chains on a shutter, and even in large constructions, such as suspension bridges. This curve can also be seen in nature: the catenary is present in the egg, in the formation of a spider's web and in the profile of a pregnant woman's belly. From this point of view, the catenary approach in the classroom becomes relevant and can bring students closer to mathematics through this curve that has so many applications. With this in mind, the objective of this paper is to present a proposal for an activity to insert the catenary in secondary and higher education. To this end, bibliographical research was used to study the historical development and approaches that could be used to teach mathematics. The activity proposed in this search will present the historical context, the use of technology in the school environment and the importance of Mathematical Modeling in the teaching and learning process. In order to develop the catenary modeling process, with photos of real scenarios from the students' lives, the graph of the curve will be adjusted using Geogebra software, in an attempt to show the differents applications of the curve in people's daily lives, bring mathematics closer to reality and show ways of approaching the concepts involved in this mathematical object that can be dealt with in both secondary and higher education. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-01 2024-01-22T13:34:14Z 2024-01-22T13:34:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Natália Oliveira do. Abordagem da curva catenária em sala de aula: um estudo sobre sua história, aplicações e uma proposta de atividade para o ensino médio e superior. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711504819617792 |