O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761 |
Resumo: | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
id |
UFU_02b25d2524837fc09a6cb559e8968440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37761 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remotoPessoas com deficiênciaEnsino RemotoEnsino SuperiorEquidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSPesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O ingresso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior é um direito fundamental que foi instaurado após diversas contextualizações históricas, sociais e legislativas que buscavam, e ainda buscam, estabelecer uma real equidade de acesso em diversos meios. A pandemia de COVID-19 trouxe muitas mudanças significativas como o ensino remoto, uma medida para a continuidade dos estudos nos diferentes níveis de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou investigar os enfrentamentos das pessoas com deficiência no ensino superior durante o ensino remoto e, para atingir tal fim, foi realizada uma pesquisa online quantitativa e qualitativa com estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que ingressaram por meio de cotas no período de 2018 até 2021. De acordo com a percepção destes estudantes, foi identificada a falta de tecnologias assistivas, o baixo desempenho acadêmico e a incompatibilidade com a didática dos professores. Com este estudo conclui-se haver uma necessidade de investimentos, por parte das instituições de ensino superior, na qualificação de seus professores, em equipamentos tecnológicos específicos e também na promoção de acessibilidade em diferentes âmbitos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaBuiatti, Viviane Pradohttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499Souza, Vilma Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/1776641740982053Cardoso, Monica Rodrigueslattes.cnpq.br/6621967291554577Batista, Juliana Rizza Ribeiro2023-04-26T15:15:13Z2023-04-26T15:15:13Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-04-27T06:22:09Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37761Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-04-27T06:22:09Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
title |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
spellingShingle |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto Batista, Juliana Rizza Ribeiro Pessoas com deficiência Ensino Remoto Ensino Superior Equidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
title_short |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
title_full |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
title_fullStr |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
title_full_unstemmed |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
title_sort |
O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto |
author |
Batista, Juliana Rizza Ribeiro |
author_facet |
Batista, Juliana Rizza Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buiatti, Viviane Prado http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 Souza, Vilma Aparecida de http://lattes.cnpq.br/1776641740982053 Cardoso, Monica Rodrigues lattes.cnpq.br/6621967291554577 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Juliana Rizza Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com deficiência Ensino Remoto Ensino Superior Equidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
topic |
Pessoas com deficiência Ensino Remoto Ensino Superior Equidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS |
description |
Pesquisa sem auxílio de agências de fomento |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26T15:15:13Z 2023-04-26T15:15:13Z 2023-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Juliana Rizza Ribeiro. O processo de escolarização das pessoas com deficiência no ensino superior: Em debate o ensino remoto. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711384128520192 |