O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafael Vinícius da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552
Resumo: Through the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found.
id UFU_057907b92349b371b028f4d8253adbfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23552
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola ruralEnsino De HistóriaHistory TeachingTempo HistóricoHistorical TimeAlfabetizaçãoLiteracyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThrough the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Através do projeto de extensão “Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em escola rural” do qual participei de agosto de 2016 a março de 2017, na UFU, algumas questões acerca do tempo histórico e consciência histórica foram suscitadas. O objetivo inicial que gerou essa pesquisa foi buscar entender como as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental compreendem o tempo em seus vários significados. A partir disso, buscamos pensar maneiras didáticas de começar a apresentar para essas crianças conceitos como os de tempo histórico ou consciência histórica. Assim, nesta comunicação lidaremos com problemas surgidos durante a participação no projeto de extensão no Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural “José Barbosa de Miranda”, no município de Indianápolis, tendo como ponto de partida a verificação das possibilidades de ensino e aprendizado diante das dificuldades encontradas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaCarmo, Maria Andréa Angelottihttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198Abreu, Rosyane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1294468110497686Barbosa, Marta Emísia Jacintohttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380Costa, Rafael Vinícius da2018-12-21T19:23:17Z2018-12-21T19:23:17Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-12-21T19:34:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23552Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-21T19:34:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
title O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
spellingShingle O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
Costa, Rafael Vinícius da
Ensino De História
History Teaching
Tempo Histórico
Historical Time
Alfabetização
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
title_full O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
title_fullStr O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
title_full_unstemmed O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
title_sort O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
author Costa, Rafael Vinícius da
author_facet Costa, Rafael Vinícius da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmo, Maria Andréa Angelotti
http://lattes.cnpq.br/0610125299025198
Abreu, Rosyane de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1294468110497686
Barbosa, Marta Emísia Jacinto
http://lattes.cnpq.br/6425309024363380
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rafael Vinícius da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino De História
History Teaching
Tempo Histórico
Historical Time
Alfabetização
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Ensino De História
History Teaching
Tempo Histórico
Historical Time
Alfabetização
Literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Through the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T19:23:17Z
2018-12-21T19:23:17Z
2018-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552
identifier_str_mv COSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569585000218624