O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552 |
Resumo: | Through the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found. |
id |
UFU_057907b92349b371b028f4d8253adbfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/23552 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola ruralEnsino De HistóriaHistory TeachingTempo HistóricoHistorical TimeAlfabetizaçãoLiteracyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThrough the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Através do projeto de extensão “Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em escola rural” do qual participei de agosto de 2016 a março de 2017, na UFU, algumas questões acerca do tempo histórico e consciência histórica foram suscitadas. O objetivo inicial que gerou essa pesquisa foi buscar entender como as crianças dos primeiros anos do ensino fundamental compreendem o tempo em seus vários significados. A partir disso, buscamos pensar maneiras didáticas de começar a apresentar para essas crianças conceitos como os de tempo histórico ou consciência histórica. Assim, nesta comunicação lidaremos com problemas surgidos durante a participação no projeto de extensão no Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural “José Barbosa de Miranda”, no município de Indianápolis, tendo como ponto de partida a verificação das possibilidades de ensino e aprendizado diante das dificuldades encontradas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaCarmo, Maria Andréa Angelottihttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198Abreu, Rosyane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1294468110497686Barbosa, Marta Emísia Jacintohttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380Costa, Rafael Vinícius da2018-12-21T19:23:17Z2018-12-21T19:23:17Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-12-21T19:34:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23552Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-12-21T19:34:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
title |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
spellingShingle |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural Costa, Rafael Vinícius da Ensino De História History Teaching Tempo Histórico Historical Time Alfabetização Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
title_full |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
title_fullStr |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
title_full_unstemmed |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
title_sort |
O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural |
author |
Costa, Rafael Vinícius da |
author_facet |
Costa, Rafael Vinícius da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carmo, Maria Andréa Angelotti http://lattes.cnpq.br/0610125299025198 Abreu, Rosyane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1294468110497686 Barbosa, Marta Emísia Jacinto http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rafael Vinícius da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino De História History Teaching Tempo Histórico Historical Time Alfabetização Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Ensino De História History Teaching Tempo Histórico Historical Time Alfabetização Literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Through the university extension project "Interações e Saberes: Ensino de História, Alfabetização e Letramento em Escola Rural" in which I took part from August 2016 to March 2017, at Universidade Federal de Uberlândia, some questions about historical time and historical consciousness were raised. The initial objective that generated this research was to understand how children of the first years of elementary school understand time in its various meanings. From this, we tried to think about didactic ways to start present to these children concepts such as historical time or historical consciousness. Thus, in this graduating work, we deal with problems that arose during the participation in the extension project at the Centro Municipal de Nucleação Educacional Rural José Barbosa de Miranda in the city of Indianapolis, starting from the verification of the possibilities of teaching and learning in the face of difficulties found. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21T19:23:17Z 2018-12-21T19:23:17Z 2018-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552 |
identifier_str_mv |
COSTA, Rafael Vinícius da. O tempo histórico para crianças em processo de alfabetização e letramento em escola rural. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569585000218624 |