Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlia Tannús de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25935
Resumo: Vascular Encephalic Accident (VEA), also known as Cerebrovascular Accident (CVA) or stroke is a serious disease, which is the third leading cause of death in the world and the number one cause of sequelae in the United States. In fact, studies show that about 66% of stroke survivors will have their limbs weakened and dysfunctional. Because of this, many stroke survivors, especially those with sequelae, need physical therapy to recover their motor skills. It is known that effective rehabilitation must be intensive and repetitive, which leads to the challenge of how to keep patients motivated. Therefore, in this work, a serious game is presented, with Virtual Reality techniques, which aims to assist in rehabilitation exercises of upper limbs post-stroke. Its development was assisted by the master student Gabriel Cyrino in the Virtual and Augmented Reality Group of the Federal University of Uberlândia. Although there are similar initiatives in the literature, the differential of this proposal is based on three fundamentals: the game's photorealism, the possibility of integrating game results with patients' medical records, from there the health professional's ability to configure the game to attend to new rehabilitation protocols and finally integration with a motion sensor that will support arm movements.
id UFU_0db79e84524205160b221985a32aebb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25935
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)Serious game based on Virtual Reality for rehabilitation of individuals with superior member paresis from Vascular Encephalic Accident (VEA)Jogo sérioRealidade VirtualAcidente Vascular EncefálicoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAVascular Encephalic Accident (VEA), also known as Cerebrovascular Accident (CVA) or stroke is a serious disease, which is the third leading cause of death in the world and the number one cause of sequelae in the United States. In fact, studies show that about 66% of stroke survivors will have their limbs weakened and dysfunctional. Because of this, many stroke survivors, especially those with sequelae, need physical therapy to recover their motor skills. It is known that effective rehabilitation must be intensive and repetitive, which leads to the challenge of how to keep patients motivated. Therefore, in this work, a serious game is presented, with Virtual Reality techniques, which aims to assist in rehabilitation exercises of upper limbs post-stroke. Its development was assisted by the master student Gabriel Cyrino in the Virtual and Augmented Reality Group of the Federal University of Uberlândia. Although there are similar initiatives in the literature, the differential of this proposal is based on three fundamentals: the game's photorealism, the possibility of integrating game results with patients' medical records, from there the health professional's ability to configure the game to attend to new rehabilitation protocols and finally integration with a motion sensor that will support arm movements.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O AVE (Acidente Vascular Encefálico), também conhecido como AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou derrame, é uma doença grave, que figura como a terceira maior causa de óbitos no mundo e a primeira causa de sequelas nos EUA. De fato, estudos mostram que cerca de 66% dos sobreviventes de um AVC terão seus membros superiores enfraquecidos e disfuncionais. Por isto, muitos sobreviventes de AVC, principalmente aqueles com sequelas, precisam de fisioterapia para recuperação de suas habilidades motoras. Sabe-se que a reabilitação efetiva deve ser intensiva e repetitiva, o que leva ao desafio de como manter os pacientes motivados. Por isto, neste trabalho, é apresentado um jogo sério, com técnicas de Realidade Virtual, que tem o objetivo de auxiliar nos exercícios de reabilitação de membros superiores pós-AVC. Seu desenvolvimento foi auxiliado pelo mestrando Gabriel Cyrino no Grupo de Realidade Virtual e Aumentada da Universidade Federal de Uberlândia. Apesar de existirem iniciativas semelhantes na literatura, o diferencial desta proposta se baseia em três fundamentos: o fotorrealismo do jogo, a possibilidade de integrar resultados do jogo com cadastros médicos dos pacientes, a partir daí a habilidade do profissional de saúde configurar o jogo para atender a novos protocolos de reabilitação e finalmente a integração com um sensor de movimentos que dará apoio aos movimentos do braço.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia da ComputaçãoLamounier Júnior, Edgard Afonsohttp://lattes.cnpq.br/0239619592699303Naves, Eduardo Lázaro Martinshttp://lattes.cnpq.br/5450557733379720Cardoso, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045Souza, Júlia Tannús de2019-07-11T17:11:03Z2019-07-11T17:11:03Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Júlia Tannús de. Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25935porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-03-10T17:06:25Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25935Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-10T17:06:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Serious game based on Virtual Reality for rehabilitation of individuals with superior member paresis from Vascular Encephalic Accident (VEA)
title Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
spellingShingle Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Souza, Júlia Tannús de
Jogo sério
Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
title_full Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
title_fullStr Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
title_full_unstemmed Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
title_sort Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE)
author Souza, Júlia Tannús de
author_facet Souza, Júlia Tannús de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lamounier Júnior, Edgard Afonso
http://lattes.cnpq.br/0239619592699303
Naves, Eduardo Lázaro Martins
http://lattes.cnpq.br/5450557733379720
Cardoso, Alexandre
http://lattes.cnpq.br/3767009717402045
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Júlia Tannús de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo sério
Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Jogo sério
Realidade Virtual
Acidente Vascular Encefálico
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Vascular Encephalic Accident (VEA), also known as Cerebrovascular Accident (CVA) or stroke is a serious disease, which is the third leading cause of death in the world and the number one cause of sequelae in the United States. In fact, studies show that about 66% of stroke survivors will have their limbs weakened and dysfunctional. Because of this, many stroke survivors, especially those with sequelae, need physical therapy to recover their motor skills. It is known that effective rehabilitation must be intensive and repetitive, which leads to the challenge of how to keep patients motivated. Therefore, in this work, a serious game is presented, with Virtual Reality techniques, which aims to assist in rehabilitation exercises of upper limbs post-stroke. Its development was assisted by the master student Gabriel Cyrino in the Virtual and Augmented Reality Group of the Federal University of Uberlândia. Although there are similar initiatives in the literature, the differential of this proposal is based on three fundamentals: the game's photorealism, the possibility of integrating game results with patients' medical records, from there the health professional's ability to configure the game to attend to new rehabilitation protocols and finally integration with a motion sensor that will support arm movements.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11T17:11:03Z
2019-07-11T17:11:03Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Júlia Tannús de. Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25935
identifier_str_mv SOUZA, Júlia Tannús de. Jogo sério baseado em Realidade Virtual para reabilitação de indivíduos com paresia de membro superior decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE). 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia da Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Engenharia da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569644506906624