Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31957
Resumo: The objective of this study is to analyze whether the initial and final perceptions of students in Introductory Accounting I and II can influence their performance during graduation. The sample is composed of 358 students enrolled in the above-mentioned subjects in four semesters. The analysis was carried out using descriptive statistics and multiple regression. The results of the research suggest that the initial and final perceptions of introductory accounting courses, in general, are not directly related to student performance throughout the course, since only a few of the variables analyzed affected student performance during graduation. The results of the research will contribute to professors and educational institutions in the development of the teaching of introductory accounting disciplines, so that they help students' perceptions, motivations and results.
id UFU_13736db4905f74f2dc18dcd6deb833d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31957
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmicoContabilidade introdutóriaPercepção dos discentesDesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe objective of this study is to analyze whether the initial and final perceptions of students in Introductory Accounting I and II can influence their performance during graduation. The sample is composed of 358 students enrolled in the above-mentioned subjects in four semesters. The analysis was carried out using descriptive statistics and multiple regression. The results of the research suggest that the initial and final perceptions of introductory accounting courses, in general, are not directly related to student performance throughout the course, since only a few of the variables analyzed affected student performance during graduation. The results of the research will contribute to professors and educational institutions in the development of the teaching of introductory accounting disciplines, so that they help students' perceptions, motivations and results.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo deste estudo é analisar se as percepções iniciais e finais dos discentes, nas disciplinas de Contabilidade Introdutória I e II podem influenciar seu desempenho no decorrer da graduação. A amostra é composta por 358 estudantes matriculados nas disciplinas supracitadas em quatro semestres letivos. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva e regressão múltipla. Os resultados da pesquisa sugerem que a percepção inicial e a final das disciplinas introdutórias de contabilidade, de maneira geral, não apresenta uma relação direta com o desempenho do estudante ao longo do curso, visto que apenas algumas das variáveis analisadas afetaram o desempenho dos discentes no decorrer da graduação. Os resultados da pesquisa contribuirão aos professores e as instituições de ensino no desenvolvimento do ensino das disciplinas introdutórias de contabilidade, para que elas auxiliem as percepções, motivações e resultados dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisGomes, Gilvania de Sousahttp://lattes.cnpq.br/9179401064641956Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira2021-06-11T16:43:07Z2021-06-11T16:43:07Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTOLENTINO, Sarah Rafaela Ferreira. Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-06-12T06:21:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31957Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-06-12T06:21:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
title Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
spellingShingle Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira
Contabilidade introdutória
Percepção dos discentes
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
title_full Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
title_fullStr Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
title_sort Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico
author Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira
author_facet Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Gilvania de Sousa
http://lattes.cnpq.br/9179401064641956
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolentino, Sarah Rafaela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade introdutória
Percepção dos discentes
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Contabilidade introdutória
Percepção dos discentes
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The objective of this study is to analyze whether the initial and final perceptions of students in Introductory Accounting I and II can influence their performance during graduation. The sample is composed of 358 students enrolled in the above-mentioned subjects in four semesters. The analysis was carried out using descriptive statistics and multiple regression. The results of the research suggest that the initial and final perceptions of introductory accounting courses, in general, are not directly related to student performance throughout the course, since only a few of the variables analyzed affected student performance during graduation. The results of the research will contribute to professors and educational institutions in the development of the teaching of introductory accounting disciplines, so that they help students' perceptions, motivations and results.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11T16:43:07Z
2021-06-11T16:43:07Z
2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOLENTINO, Sarah Rafaela Ferreira. Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31957
identifier_str_mv TOLENTINO, Sarah Rafaela Ferreira. Impacto da percepção dos discentes sobre as disciplinas iniciais de contabilidade no desempenho acadêmico. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711337966010368