Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_13815d658b891fb435f29fbc193ef69a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30806 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de UberlândiaEstilo de aprendizagemGestão da informaçãoCurso multidisciplinarCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O entendimento dos estilos de aprendizagem que prevalece numa turma de alunos pode orientar o educador no processo de ensino. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU foi estruturado em disciplinas quantitativas, de tecnologia da informação, de administração e de empreendedorismo. O objetivo deste trabalho foi identificar o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa foi quantitativa do tipo survey, de caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o inventário Index of Learning Styles – ISL do modelo Felder-Silverman e algumas questões sociodemográficas. A pesquisa foi realizada com uma amostra total de 163 alunos e ex-alunos do curso. Os alunos foram agrupados em Turmas Anteriores - alunos ingressantes entre 2010 e 2015, e Turmas Atuais - os ingressantes a partir de 2016. Os resultados revelam que a faixa etária predominante é de 21 a 24 anos. Em relação ao gênero, 58,28% dos estudantes correspondem ao gênero masculino e 41,72% ao feminino. Em termos de Turmas Anteriores e Turmas Atuais, nota-se que não há diferença entre a proporção de ingressos dos gêneros. Quanto ao estilo de aprendizagem, há predominância pelo Visual (84,0%), Sensorial (71,2%), Ativo (61,3%) e Sequencial (57,7%) para as dimensões Entrada, Percepção, Processamento e Compreensão, respectivamente, tanto para o gênero masculino quanto feminino; e não houve alteração no estilo de aprendizagem dos alunos das Turmas Anteriores comparado às Turmas Atuais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGestão da InformaçãoFigueira-Sampaio, Aleandra da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4897620765386940Ruy, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/0656240596485093Paula, Verônica Angélica Freitas dehttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691Facina, Igor Silveira2020-12-23T14:56:36Z2020-12-23T14:56:36Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-03-15T18:23:01Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30806Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-15T18:23:01Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
title |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia Facina, Igor Silveira Estilo de aprendizagem Gestão da informação Curso multidisciplinar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Facina, Igor Silveira |
author_facet |
Facina, Igor Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira-Sampaio, Aleandra da Silva http://lattes.cnpq.br/4897620765386940 Ruy, Marcelo http://lattes.cnpq.br/0656240596485093 Paula, Verônica Angélica Freitas de http://lattes.cnpq.br/0116513470932691 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facina, Igor Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilo de aprendizagem Gestão da informação Curso multidisciplinar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Estilo de aprendizagem Gestão da informação Curso multidisciplinar CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23T14:56:36Z 2020-12-23T14:56:36Z 2020-12-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806 |
identifier_str_mv |
FACINA, Igor Silveira. Estilo de aprendizagem dos universitários do curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Uberlândia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Gestão da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711493636554752 |