Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Wilson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogo
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181
Resumo: O tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja.
id UNILASALLE-5_6e71c81b826f7d5fda156757eb8829c0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/181
network_acronym_str UNILASALLE-5
network_name_str Revista Diálogo
repository_id_str
spelling Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantilMultidisciplinarO tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCorreia, Wilson2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18110.18316/181Diálogo; n. 15 (2009); p. 153-1662238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181/195info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/181Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:40Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv

Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
title Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
spellingShingle Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
Correia, Wilson
Multidisciplinar
title_short Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
title_full Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
title_fullStr Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
title_full_unstemmed Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
title_sort Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
author Correia, Wilson
author_facet Correia, Wilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Wilson
dc.subject.none.fl_str_mv




dc.subject.por.fl_str_mv Multidisciplinar
topic Multidisciplinar
description O tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181
10.18316/181
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181
identifier_str_mv 10.18316/181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181/195
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Diálogo; n. 15 (2009); p. 153-166
2238-9024
1519-3640
reponame:Revista Diálogo
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Diálogo
collection Revista Diálogo
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165932865028096