Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogo |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181 |
Resumo: | O tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja. |
id |
UNILASALLE-5_6e71c81b826f7d5fda156757eb8829c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/181 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-5 |
network_name_str |
Revista Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantilMultidisciplinarO tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCorreia, Wilson2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/18110.18316/181Diálogo; n. 15 (2009); p. 153-1662238-90241519-3640reponame:Revista Diálogoinstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181/195info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-26T13:10:40Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/181Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/DialogoONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/oairevistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br2238-90241519-3640opendoar:2017-04-26T13:10:40Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
title |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
spellingShingle |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil Correia, Wilson Multidisciplinar |
title_short |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
title_full |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
title_fullStr |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
title_sort |
Aprendizagem na Universidade: três teses sobre a queixa estudantil |
author |
Correia, Wilson |
author_facet |
Correia, Wilson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Wilson |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multidisciplinar |
topic |
Multidisciplinar |
description |
O tema do presente trabalho é a queixa estudantil em nível universitário e indaga: em que consiste a queixa estudantil? O que ela acarreta para o acadêmico? A busca de respostas para essas perguntas nos levou às seguintes teses: a) a queixa realiza a autodesvalorização de si por parte do estudante de terceiro grau; b) a queixa lança o estudante em situação de assujeitamento político na universidade; e c) a queixa redunda em impotência epistêmica e não concorre para o êxito estudantil. Por isso, parece-nos, faz-se necessário intervir junto aos universitários que apresentam os sintomas da queixa para que venham a superá-la. Palavras-Chave: Ensino Universitário; Êxito Estudantil; Pensar; Queixa. Resumen El tema de este trabajo es la queja de estudiantes a nivel universitario y se pregunta: ¿qué es la queja de estudiante? Lo que ella causa a los estudiantes? La búsqueda de respuestas a estas preguntas nos llevó a las siguientes tesis: a) a la queja es la auto-devaluación de sí por el estudiante, b) la queja pone al estudiante en un estado de sometimiento político en la universidad, y c) la denuncia lleva a la impotencia epistémica y al no competir por el éxito por el estudiante. Por lo tanto, al parecer, es necesario ayudar a los estudiantes que presentan los síntomas de queja para que puedan superarlo. Palabras clave: Educación; Éxito Estudiantil; Pensamiento; Queja. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181 10.18316/181 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181 |
identifier_str_mv |
10.18316/181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/181/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diálogo; n. 15 (2009); p. 153-166 2238-9024 1519-3640 reponame:Revista Diálogo instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Diálogo |
collection |
Revista Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogo - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||dialogo@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165932865028096 |