Ensino em sustentabilidade na formação do Engenheiro Agrônomo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jessica Mieko Ota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28575
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2751
Resumo: O Brasil do século XXI é marcado por um cenário que abarca vulnerabilidades sociais diversas, instabilidade política, fragmentação do indivíduo, entre outros inconvenientes. Não obstante, também é possível encontrar aspectos ambientais que conflitam com as necessidades de crescimento econômico, principalmente na área agrícola. Pelo fato de o Engenheiro Agrônomo lidar com questões que envolvem diretamente a natureza e a sociedade, e por estas se revelarem em desequilíbrio no momento presente, o processo de formação universitária toma relevante importância no contexto de iniciativas com potencial de superação das mazelas, que oprimem a população e o meio ambiente. Assim, a sustentabilidade revela-se como uma estratégia de transformação do atual paradigma e o ensino constitui-se num veículo capaz de operacionalizá-la. Nesse sentido, o presente estudo de caso objetivou analisar como o conceito de sustentabilidade é abordado na proposta pedagógica da graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia no campus Uberlândia, bem como verificar de que maneira a temática está sendo apreendida pelos discentes egressos, para diagnosticar qual o significado de desenvolvimento sustentável que se propaga naquele meio intelectual. Para tanto, a metodologia utilizada foi qualitativa, de abordagem descritiva, por meio de entrevista baseada em tópico guia, observação participante, análise de conteúdo e análise documental, em que foram examinados: a grade curricular, as fichas disciplinares e os dados que caracterizam a instituição de ensino referenciada como sustentável. O período de avaliação foi de maio de 2019 a agosto do mesmo ano. Os resultados encontrados evidenciam que a entidade desenvolve ações educativas e organizacionais voltadas a promoção da sustentabilidade no âmbito de suas políticas públicas internas, inclusive com a divulgação da programação em veículos de comunicação de massa próprios. A pesquisa mostrou também que o projeto pedagógico da graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia contempla a intencionalidade de efetivar a formação cidadã por meio da inclusão da sustentabilidade no cotidiano das atividades acadêmicas, ao mesmo tempo em que o currículo e as fichas disciplinares oferecem um razoável quantitativo de disciplinas e materiais direcionados a discussão do tema, porém, esses instrumentos encontram-se desconexos entre eles, cada um tratatando apenas do que lhe pertence. No que diz respeito ao real quadro detectado, tem-se que a percepção de sustentabilidade no curso por parte dos alunos é medíocre, há um aproveitamento deficitário do conteúdo de sustentabilidade na vida profissional e pessoal dos indivíduos que ali se formam e o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de sustentabilidade ainda é insignificante, o que indica a dissociação entre teoria e prática. Portanto, conclui-se que o aprendizado estudantil em sustentabilidade sofre pouco impacto das intervenções promovidas pela educação superior. Então, como produto tecnológico resultante dessa pesquisa, sugere-se a geração de um check-list para diagnóstico e readequação da orientação estratégica do curso em relação a sustentabilidade e alterações na grade curricular, para que a formação deveras consiga cumprir o que promete.
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spelling 2020-01-29T14:13:44Z2020-01-29T14:13:44Z2019-12-09ALVES, Jessica Mieko Ota. Ensino em sustentabilidade na formação do Engenheiro Agrônomo: um estudo de caso. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393.ufu.di.2019.2751.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28575http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2751O Brasil do século XXI é marcado por um cenário que abarca vulnerabilidades sociais diversas, instabilidade política, fragmentação do indivíduo, entre outros inconvenientes. Não obstante, também é possível encontrar aspectos ambientais que conflitam com as necessidades de crescimento econômico, principalmente na área agrícola. Pelo fato de o Engenheiro Agrônomo lidar com questões que envolvem diretamente a natureza e a sociedade, e por estas se revelarem em desequilíbrio no momento presente, o processo de formação universitária toma relevante importância no contexto de iniciativas com potencial de superação das mazelas, que oprimem a população e o meio ambiente. Assim, a sustentabilidade revela-se como uma estratégia de transformação do atual paradigma e o ensino constitui-se num veículo capaz de operacionalizá-la. Nesse sentido, o presente estudo de caso objetivou analisar como o conceito de sustentabilidade é abordado na proposta pedagógica da graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia no campus Uberlândia, bem como verificar de que maneira a temática está sendo apreendida pelos discentes egressos, para diagnosticar qual o significado de desenvolvimento sustentável que se propaga naquele meio intelectual. Para tanto, a metodologia utilizada foi qualitativa, de abordagem descritiva, por meio de entrevista baseada em tópico guia, observação participante, análise de conteúdo e análise documental, em que foram examinados: a grade curricular, as fichas disciplinares e os dados que caracterizam a instituição de ensino referenciada como sustentável. O período de avaliação foi de maio de 2019 a agosto do mesmo ano. Os resultados encontrados evidenciam que a entidade desenvolve ações educativas e organizacionais voltadas a promoção da sustentabilidade no âmbito de suas políticas públicas internas, inclusive com a divulgação da programação em veículos de comunicação de massa próprios. A pesquisa mostrou também que o projeto pedagógico da graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia contempla a intencionalidade de efetivar a formação cidadã por meio da inclusão da sustentabilidade no cotidiano das atividades acadêmicas, ao mesmo tempo em que o currículo e as fichas disciplinares oferecem um razoável quantitativo de disciplinas e materiais direcionados a discussão do tema, porém, esses instrumentos encontram-se desconexos entre eles, cada um tratatando apenas do que lhe pertence. No que diz respeito ao real quadro detectado, tem-se que a percepção de sustentabilidade no curso por parte dos alunos é medíocre, há um aproveitamento deficitário do conteúdo de sustentabilidade na vida profissional e pessoal dos indivíduos que ali se formam e o envolvimento da comunidade acadêmica em projetos de sustentabilidade ainda é insignificante, o que indica a dissociação entre teoria e prática. Portanto, conclui-se que o aprendizado estudantil em sustentabilidade sofre pouco impacto das intervenções promovidas pela educação superior. Então, como produto tecnológico resultante dessa pesquisa, sugere-se a geração de um check-list para diagnóstico e readequação da orientação estratégica do curso em relação a sustentabilidade e alterações na grade curricular, para que a formação deveras consiga cumprir o que promete.Brazil in the 21st century is marked by a scenario that encompasses diverse social vulnerabilities, political instability, individual fragmentation, among other drawbacks. However, it is also possible to find environmental aspects that conflict with the needs of economic growth, especially in the agricultural area Due to the fact that the Agronomist deals with issues that directly involve nature and society, and because they are unbalanced at the present time, the process of university education becomes relevant in the context of initiatives with potential to overcome problems, which oppress the population and the environment. Thus, sustainability reveals itself as a strategy of transformation of the current paradigm and education is a vehicle capable of operationalizing it. In this sense, the present case study aimed to analyze how the concept of sustainability is is presented in the pedagogical proposal of the undergraduate degree in Agronomy of the Federal University of Uberlândia in the Uberlândia campus, as well as to verify how the theme is being apprehended by the egress students, to diagnose what is the meaning of sustainable development that propagates in that intellectual environment. To this end, the methodology used was qualitative, descriptive approach, through interview based on guiding topic, participant observation, content analysis and documentary analysis, in which were examined: the curriculum, the disciplinary records and the data that characterize the educational institution referred to as sustainable. The evaluation period was from May 2019 to August of the same year. The results show that the entity develops educational and organizational actions aimed at promoting sustainability within its internal public policies, including the dissemination of programming in its own mass media. The research also showed that the pedagogical project of the undergraduate degree in Agronomy of the Federal University of Uberlândia contemplates the intention to effect the citizen formation through the inclusion of the sustainability in the daily of the academic activities, while the curriculum and the disciplines forms offer a reasonable amount of disciplines and materials directed to the discussion of the subject, however, these instruments are disconnected between them, each dealing only with what belongs to it. Regarding the actual situation detected, the perception of sustainability in the course by the students is mediocre, there is a poor use of the sustainability content in the professional and personal lives of the individuals who graduate there and the involvement of the community. Sustainability projects are still insignificant, indicating the dissociation between theory and practice. Therefore, it is concluded that student learning in sustainability suffers little impact from interventions promoted by higher education. Therefore, as a technological product resulting from this research, it is suggested to generate a checklist for diagnosis and readjustment of the strategic orientation of the course in relation to sustainability and changes in the curriculum, so that the training can really fulfill what it promises.UFU - Universidade Federal de UberlândiaDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)Brasilhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCNPQ::CIENCIAS AGRARIASFormaçãoTrainingEngenheiro agrônomoAgronomistEnsinoTeachingGraduaçãoGraduationSustentabilidadeSustainabilityEnsino em sustentabilidade na formação do Engenheiro Agrônomo: um estudo de casoTeaching sustainability in agronomist training: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValadão Júnior, Valdir Machadohttp://lattes.cnpq.br/1901493718203318Pimenta, Márcio Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826Fernandes, Simone da Costahttp://lattes.cnpq.br/9774009879052388http://lattes.cnpq.br/2530777325799222Alves, Jessica Mieko Ota14868135553reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALEnsinoSustentabilidadeFormacao.pdfEnsinoSustentabilidadeFormacao.pdfDissertaçãoapplication/pdf2983755https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28575/4/EnsinoSustentabilidadeFormacao.pdfd24e8cf85499f31aea9fed7074d42f3cMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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