Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Thaís Leão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
Resumo: The purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society.
id UFU_23a68bd558977251048bab8e0ed78648
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/16295
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna FilhoOduvaldo Vianna FilhoComédiaEngajamentoCultura políticaVianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretaçãoDiretores e produtores de teatroHumorismoPolítica e culturaHistória socialComedyEngagementPolitical cultureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThe purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society.Doutor em HistóriaO objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Nesse sentido, o argumento principal é que o estudo de suas obras cômicas nos ajuda a perceber que sob o peso do fracasso e da perplexidade diante do golpe, Vianinha transforma-se num crítico de si mesmo e as personagens alegóricas do pós-golpe expressam o sentimento do contrário, noutras palavras, a percepção de um particular que é o oposto do que se deveria ser. Seus usos do humorismo no pós-golpe desvelaram comportamentos e situações absurdas, muitas vezes derivadas do trágico, de modo a expressar no estilo narrativo um olhar para si mesmo e para o grupo social em que se via inserido no âmbito da sociedade de consumo.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em HistóriaCiências HumanasUFURamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Capel, Heloisa Selma Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Nunes, Leandro Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8Pacheco, AlexandreVieira, Thaís Leão2016-06-22T18:45:29Z2011-10-052016-06-22T18:45:29Z2011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfVIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T07:38:55Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/16295Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T07:38:55Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
title Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
spellingShingle Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
Vieira, Thaís Leão
Oduvaldo Vianna Filho
Comédia
Engajamento
Cultura política
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação
Diretores e produtores de teatro
Humorismo
Política e cultura
História social
Comedy
Engagement
Political culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
title_full Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
title_fullStr Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
title_full_unstemmed Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
title_sort Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
author Vieira, Thaís Leão
author_facet Vieira, Thaís Leão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4
Capel, Heloisa Selma Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786247Y1
Ramos, Alcides Freire
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4
Nunes, Leandro José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228873A8
Pacheco, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Thaís Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Oduvaldo Vianna Filho
Comédia
Engajamento
Cultura política
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação
Diretores e produtores de teatro
Humorismo
Política e cultura
História social
Comedy
Engagement
Political culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Oduvaldo Vianna Filho
Comédia
Engajamento
Cultura política
Vianna Filho, Oduvaldo, 1936-1974 - Crítica e interpretação
Diretores e produtores de teatro
Humorismo
Política e cultura
História social
Comedy
Engagement
Political culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The purpose of this thesis is to approach humor as the central element on Oduvaldo Vianna Filho Vianinha s work, through the analysis of the comedies that were written in the period before the blow of 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) and in the post-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, AllegroDesbundaccio ou se Martins Pena Fosse Vivo -1973). Accordingly, the main argument is that the study of his comic works help us notice that under the weight of failure and perplexity against the blow, Vianinha turns into a critic of himself and the allegoric characters of the post-blow express the feeling of the contrary, in other words, the perception of a private that is the opposite of what it should be. The way he used humor on the post-blow period revealed absurd behaviors and situations, many times derived from the tragic, expressing on the narrative style a look to themselves and to the social group they were inserted in within the consumer society.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
2011-08-26
2016-06-22T18:45:29Z
2016-06-22T18:45:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
identifier_str_mv VIEIRA, Thaís Leão. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 2011. 240 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em História
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em História
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569677457358848