Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Breno Sanitá de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736
Resumo: O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais.
id UFU_3089ee3ad88e6ac06fc6f72b14856128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35736
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-08-23T20:00:14Z2022-08-23T20:00:14Z2022-08-09CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais.The essay has the objective to investigate the impacts of the rising in the number of craft breweries and the popularization that craft beers had, and still have, over the Brazilian beer market. We begin defining and characterizing the global and national beer markets, after that we analyze these markets and the available data. The comparison analysis of the beer industry intends to show its importance and provide a better delimitation of this parallel market. It was checked that, despite the craft beer compete in certain level with the commercial beers, it has its own differences which must be taken in consideration in the study. The Brazilian beer industry is very concentrated and the effect over an alternative market, like the craft beer market, is limited, although this alternative market affects the commercial beer market. With the raising in the craft breweries in the last few years, consequence of a wave of gourmet products popularizing, we saw a tendency in the customer preferences, which pushed the craft beer market, but impacted also the commercial ones in their strategic decisions.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACerveja artesanalCerveja comercialConsumoMercadoBarreiras a entradaCraft beerCommercial beerConsumptionMarketEntrance barriersImpacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacionalImpact of the increase in the number of craft breweries over the comercial beer's market in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLoural, Marcelo Sartoriohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A56C1B13ECDCEB34590BC2587B4AEF27.buscatextual_66Jesus, Clésio Marcelino dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doSaiani, Carlos César Santejohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doCarvalho, Breno Sanitá de70117756720reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53ORIGINALImpactoAumentoNúmero.pdfImpactoAumentoNúmero.pdfTCCapplication/pdf2737647https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/1/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf09728ed44bacba12709be1f997ee99e7MD51TEXTImpactoAumentoNúmero.pdf.txtImpactoAumentoNúmero.pdf.txtExtracted texttext/plain124289https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/4/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.txt0396c05eb97e225c6dc8e352199bc1afMD54THUMBNAILImpactoAumentoNúmero.pdf.jpgImpactoAumentoNúmero.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/5/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.jpg4e1b014bfbd02e676f9a0f49938c1bceMD55123456789/357362022-08-24 03:18:46.418oai:repositorio.ufu.br:123456789/35736w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-24T06:18:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Impact of the increase in the number of craft breweries over the comercial beer's market in Brazil
title Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
spellingShingle Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
Carvalho, Breno Sanitá de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Cerveja artesanal
Cerveja comercial
Consumo
Mercado
Barreiras a entrada
Craft beer
Commercial beer
Consumption
Market
Entrance barriers
title_short Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
title_full Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
title_fullStr Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
title_full_unstemmed Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
title_sort Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
author Carvalho, Breno Sanitá de
author_facet Carvalho, Breno Sanitá de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loural, Marcelo Sartorio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A56C1B13ECDCEB34590BC2587B4AEF27.buscatextual_66
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jesus, Clésio Marcelino de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Saiani, Carlos César Santejo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Breno Sanitá de
contributor_str_mv Loural, Marcelo Sartorio
Jesus, Clésio Marcelino de
Saiani, Carlos César Santejo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Cerveja artesanal
Cerveja comercial
Consumo
Mercado
Barreiras a entrada
Craft beer
Commercial beer
Consumption
Market
Entrance barriers
dc.subject.por.fl_str_mv Cerveja artesanal
Cerveja comercial
Consumo
Mercado
Barreiras a entrada
Craft beer
Commercial beer
Consumption
Market
Entrance barriers
description O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T20:00:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T20:00:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736
identifier_str_mv CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/1/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/4/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/5/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
09728ed44bacba12709be1f997ee99e7
0396c05eb97e225c6dc8e352199bc1af
4e1b014bfbd02e676f9a0f49938c1bce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110358658220032