Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736 |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais. |
id |
UFU_3089ee3ad88e6ac06fc6f72b14856128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35736 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-23T20:00:14Z2022-08-23T20:00:14Z2022-08-09CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais.The essay has the objective to investigate the impacts of the rising in the number of craft breweries and the popularization that craft beers had, and still have, over the Brazilian beer market. We begin defining and characterizing the global and national beer markets, after that we analyze these markets and the available data. The comparison analysis of the beer industry intends to show its importance and provide a better delimitation of this parallel market. It was checked that, despite the craft beer compete in certain level with the commercial beers, it has its own differences which must be taken in consideration in the study. The Brazilian beer industry is very concentrated and the effect over an alternative market, like the craft beer market, is limited, although this alternative market affects the commercial beer market. With the raising in the craft breweries in the last few years, consequence of a wave of gourmet products popularizing, we saw a tendency in the customer preferences, which pushed the craft beer market, but impacted also the commercial ones in their strategic decisions.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACerveja artesanalCerveja comercialConsumoMercadoBarreiras a entradaCraft beerCommercial beerConsumptionMarketEntrance barriersImpacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacionalImpact of the increase in the number of craft breweries over the comercial beer's market in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLoural, Marcelo Sartoriohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A56C1B13ECDCEB34590BC2587B4AEF27.buscatextual_66Jesus, Clésio Marcelino dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doSaiani, Carlos César Santejohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doCarvalho, Breno Sanitá de70117756720reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53ORIGINALImpactoAumentoNúmero.pdfImpactoAumentoNúmero.pdfTCCapplication/pdf2737647https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/1/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf09728ed44bacba12709be1f997ee99e7MD51TEXTImpactoAumentoNúmero.pdf.txtImpactoAumentoNúmero.pdf.txtExtracted texttext/plain124289https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/4/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.txt0396c05eb97e225c6dc8e352199bc1afMD54THUMBNAILImpactoAumentoNúmero.pdf.jpgImpactoAumentoNúmero.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/5/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.jpg4e1b014bfbd02e676f9a0f49938c1bceMD55123456789/357362022-08-24 03:18:46.418oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-24T06:18:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Impact of the increase in the number of craft breweries over the comercial beer's market in Brazil |
title |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
spellingShingle |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional Carvalho, Breno Sanitá de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Cerveja artesanal Cerveja comercial Consumo Mercado Barreiras a entrada Craft beer Commercial beer Consumption Market Entrance barriers |
title_short |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
title_full |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
title_fullStr |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
title_full_unstemmed |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
title_sort |
Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional |
author |
Carvalho, Breno Sanitá de |
author_facet |
Carvalho, Breno Sanitá de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loural, Marcelo Sartorio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A56C1B13ECDCEB34590BC2587B4AEF27.buscatextual_66 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jesus, Clésio Marcelino de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Saiani, Carlos César Santejo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Breno Sanitá de |
contributor_str_mv |
Loural, Marcelo Sartorio Jesus, Clésio Marcelino de Saiani, Carlos César Santejo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Cerveja artesanal Cerveja comercial Consumo Mercado Barreiras a entrada Craft beer Commercial beer Consumption Market Entrance barriers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerveja artesanal Cerveja comercial Consumo Mercado Barreiras a entrada Craft beer Commercial beer Consumption Market Entrance barriers |
description |
O trabalho tem o objetivo de investigar os impactos que o aumento no número das cervejarias artesanais e a popularização das cervejas consideradas premium tiveram, e ainda têm, sobre o mercado de cervejas comerciais brasileiro. Começamos definindo e caracterizando os mercados de cerveja mundial e nacional, após isso analisamos esses mercados e os dados disponíveis dos setores. Foi utilizado o método hipotético-dedutivo, conjuntamente com uma pesquisa bibliográfica extensa e a análise de indicadores do mercado neste trabalho. A análise comparativa da indústria cervejeira visa mostrar a importância do setor e realizar uma melhor delimitação desse mercado paralelo. Foi constatado que, apesar do setor de cervejas artesanais competir em certo nível com as cervejas comerciais, este setor tem suas peculiaridades que devem ser consideradas no estudo da relação entre os setores. A indústria cervejeira brasileira é bastante concentrada e o efeito sobre um mercado alternativo, como são as cervejas artesanais, é limitado, apesar desse mercado alternativo afetar o mercado das cervejas populares. Com o aumento no número das micro cervejarias nos últimos anos, devido à nova onda de produtos gourmet se popularizando, observou-se uma tendência na preferência dos consumidores, o que por um lado impulsionou o mercado das cervejas artesanais, e também suscitou respostas das cervejarias comerciais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-23T20:00:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-23T20:00:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Breno Sanitá de. Impacto do aumento do número de cervejarias artesanais sobre o mercado de cervejas comerciais nacional. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/1/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/4/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35736/5/ImpactoAumentoN%c3%bamero.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 09728ed44bacba12709be1f997ee99e7 0396c05eb97e225c6dc8e352199bc1af 4e1b014bfbd02e676f9a0f49938c1bce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110358658220032 |