Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Monique França e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_34500d0a220308eb3f06f6c386b1ad9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26500
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânicaEnsino de FísicaRetençãoCotistasFCIConcepções AlternativasMetodologias de EnsinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física I (Mecânica Newtoniana) de diversos cursos das áreas de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Federal de Uberlândia, submetidos a duas metodologias distintas: tradicional e ativa, onde aspectos relacionados ao sistema de ingresso com modalidades de cotas foram abordados. As avaliações da disciplina foram usadas como parâmetro para analisar como as metodologias podem modificar as concepções alternativas dos alunos e se existe uma relação entre desempenho e modalidades de ingresso (Lei das Cotas). Pelo método estatístico do teste qui quadrado, os resultados obtidos mostraram que existe um hiato entre os alunos cotistas e da ampla concorrência, desde a nota de corte do SISU até o desempenho acadêmico. Porém os resultados mostram que as metodologias ativas, além de permitirem um melhor ganho de aprendizagem em relação às metodologias tradicionais, podem promover uma igualdade de condições para os estudantes que chegam com dificuldades, independente da modalidade de entrada no ensino superior. Além disso foi escolhido 2 cursos para a aplicação do teste padronizado FCI, em duas etapas, para analisar e investigar o desempenho conceitual dos alunos em função da modalidade de ingresso e das metodologias de ensino (ativa ou tradicional).Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaKagimura, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533Cavalheiro, AdemirVillas-Bôas, José MariaSilva, Monique França e2019-08-05T13:26:32Z2019-08-05T13:26:32Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-06T06:08:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26500Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-06T06:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
title Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
spellingShingle Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
Silva, Monique França e
Ensino de Física
Retenção
Cotistas
FCI
Concepções Alternativas
Metodologias de Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
title_full Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
title_fullStr Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
title_full_unstemmed Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
title_sort Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
author Silva, Monique França e
author_facet Silva, Monique França e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kagimura, Ricardo
http://lattes.cnpq.br/4166460153649533
Cavalheiro, Ademir
Villas-Bôas, José Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Monique França e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Retenção
Cotistas
FCI
Concepções Alternativas
Metodologias de Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
topic Ensino de Física
Retenção
Cotistas
FCI
Concepções Alternativas
Metodologias de Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
2019-08-05T13:26:32Z
2019-08-05T13:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
identifier_str_mv SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711415165321216