Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_34500d0a220308eb3f06f6c386b1ad9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26500 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânicaEnsino de FísicaRetençãoCotistasFCIConcepções AlternativasMetodologias de EnsinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem o intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de Física I (Mecânica Newtoniana) de diversos cursos das áreas de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Federal de Uberlândia, submetidos a duas metodologias distintas: tradicional e ativa, onde aspectos relacionados ao sistema de ingresso com modalidades de cotas foram abordados. As avaliações da disciplina foram usadas como parâmetro para analisar como as metodologias podem modificar as concepções alternativas dos alunos e se existe uma relação entre desempenho e modalidades de ingresso (Lei das Cotas). Pelo método estatístico do teste qui quadrado, os resultados obtidos mostraram que existe um hiato entre os alunos cotistas e da ampla concorrência, desde a nota de corte do SISU até o desempenho acadêmico. Porém os resultados mostram que as metodologias ativas, além de permitirem um melhor ganho de aprendizagem em relação às metodologias tradicionais, podem promover uma igualdade de condições para os estudantes que chegam com dificuldades, independente da modalidade de entrada no ensino superior. Além disso foi escolhido 2 cursos para a aplicação do teste padronizado FCI, em duas etapas, para analisar e investigar o desempenho conceitual dos alunos em função da modalidade de ingresso e das metodologias de ensino (ativa ou tradicional).Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaKagimura, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533Cavalheiro, AdemirVillas-Bôas, José MariaSilva, Monique França e2019-08-05T13:26:32Z2019-08-05T13:26:32Z2018-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-06T06:08:00Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26500Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-06T06:08Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
title |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
spellingShingle |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica Silva, Monique França e Ensino de Física Retenção Cotistas FCI Concepções Alternativas Metodologias de Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
title_short |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
title_full |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
title_fullStr |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
title_sort |
Metodologias ativas de ensino como ação afirmativa no combate à retenção na disciplina fundamentos de mecânica |
author |
Silva, Monique França e |
author_facet |
Silva, Monique França e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kagimura, Ricardo http://lattes.cnpq.br/4166460153649533 Cavalheiro, Ademir Villas-Bôas, José Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Monique França e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Retenção Cotistas FCI Concepções Alternativas Metodologias de Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
topic |
Ensino de Física Retenção Cotistas FCI Concepções Alternativas Metodologias de Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 2019-08-05T13:26:32Z 2019-08-05T13:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500 |
identifier_str_mv |
SILVA, Monique França e. Metodologias Ativas de Ensino como Ação Afirmativa no Combate à Retenção na Disciplina Fundamentos de Mecânica. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711415165321216 |