Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edwilson Jacinto Muniz
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42450
Resumo: O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia, MG, no período de 14 de setembro a 07 de janeiro de 2004. Objetivou-se estudar a reação de cultivares de soja ao fitonematóide Rotylenchulus reniformis. O experimento consistiu de sete tratamentos, (cultivares 'EMGopa 313', 'Liderança', 'Segurança', 'Garantia', 'Vencedora', 'Jataí' e 'Conquista') em oito repetições. Para tanto, cada um dos 56 vasos de plástico com capacidade para 1,5 L contendo a mistura de terra: areia na proporção 1:2, respectivamente, fumigada com brometo de metila, receberam quatro sementes de soja na profundidade de 2 cm. Após 20 dias da semeadura, foi realizada a inoculação aplicando-se 10 mL de suspensão de nematóides em três orifícios, no substrato, distanciados de 2 cm do caule da planta e a uma profundidade de 2 cm. A população inicial constituiu de 1.000 juvenis e/ou adultos do fitonematóide Rotylenchulus reniformis. Quinzenalmente foi aplicada solução nutritiva. Noventa dias após a inoculação, o sistema radicular das plantas foi separado da parte aérea e do solo, que posteriormente foi lavado e processado pela técnica do liquidificador. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Os dados obtidos foram analisados pela estatística descritiva obtendo-se médias e desvios padrão. A cultivar Vencedora foi a mais suscetível, com Fator de Reprodução (FR) de 6,65. Enquanto que a cultivar Liderança apresentou o menor FR (0,97), comportando como má hospedeira.
id UFU_39ce402cbdedfa45e00f5450211eeffa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42450
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformisSojaRotylenchulus reniformisFitonematóideCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia, MG, no período de 14 de setembro a 07 de janeiro de 2004. Objetivou-se estudar a reação de cultivares de soja ao fitonematóide Rotylenchulus reniformis. O experimento consistiu de sete tratamentos, (cultivares 'EMGopa 313', 'Liderança', 'Segurança', 'Garantia', 'Vencedora', 'Jataí' e 'Conquista') em oito repetições. Para tanto, cada um dos 56 vasos de plástico com capacidade para 1,5 L contendo a mistura de terra: areia na proporção 1:2, respectivamente, fumigada com brometo de metila, receberam quatro sementes de soja na profundidade de 2 cm. Após 20 dias da semeadura, foi realizada a inoculação aplicando-se 10 mL de suspensão de nematóides em três orifícios, no substrato, distanciados de 2 cm do caule da planta e a uma profundidade de 2 cm. A população inicial constituiu de 1.000 juvenis e/ou adultos do fitonematóide Rotylenchulus reniformis. Quinzenalmente foi aplicada solução nutritiva. Noventa dias após a inoculação, o sistema radicular das plantas foi separado da parte aérea e do solo, que posteriormente foi lavado e processado pela técnica do liquidificador. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Os dados obtidos foram analisados pela estatística descritiva obtendo-se médias e desvios padrão. A cultivar Vencedora foi a mais suscetível, com Fator de Reprodução (FR) de 6,65. Enquanto que a cultivar Liderança apresentou o menor FR (0,97), comportando como má hospedeira.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaMaria Amélia dos SantosEdwilson Jacinto Muniz2024-08-20T17:43:30Z2024-08-20T17:43:30Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:38Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42450Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:38Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
title Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
spellingShingle Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
Edwilson Jacinto Muniz
Soja
Rotylenchulus reniformis
Fitonematóide
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
title_full Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
title_fullStr Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
title_full_unstemmed Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
title_sort Reação de cultivares de soja ao fitonematóide rotylenchulus reniformis
author Edwilson Jacinto Muniz
author_facet Edwilson Jacinto Muniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Amélia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Edwilson Jacinto Muniz
dc.subject.por.fl_str_mv Soja
Rotylenchulus reniformis
Fitonematóide
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Soja
Rotylenchulus reniformis
Fitonematóide
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia, MG, no período de 14 de setembro a 07 de janeiro de 2004. Objetivou-se estudar a reação de cultivares de soja ao fitonematóide Rotylenchulus reniformis. O experimento consistiu de sete tratamentos, (cultivares 'EMGopa 313', 'Liderança', 'Segurança', 'Garantia', 'Vencedora', 'Jataí' e 'Conquista') em oito repetições. Para tanto, cada um dos 56 vasos de plástico com capacidade para 1,5 L contendo a mistura de terra: areia na proporção 1:2, respectivamente, fumigada com brometo de metila, receberam quatro sementes de soja na profundidade de 2 cm. Após 20 dias da semeadura, foi realizada a inoculação aplicando-se 10 mL de suspensão de nematóides em três orifícios, no substrato, distanciados de 2 cm do caule da planta e a uma profundidade de 2 cm. A população inicial constituiu de 1.000 juvenis e/ou adultos do fitonematóide Rotylenchulus reniformis. Quinzenalmente foi aplicada solução nutritiva. Noventa dias após a inoculação, o sistema radicular das plantas foi separado da parte aérea e do solo, que posteriormente foi lavado e processado pela técnica do liquidificador. O solo foi processado pela técnica da flutuação centrífuga em solução de sacarose. Os dados obtidos foram analisados pela estatística descritiva obtendo-se médias e desvios padrão. A cultivar Vencedora foi a mais suscetível, com Fator de Reprodução (FR) de 6,65. Enquanto que a cultivar Liderança apresentou o menor FR (0,97), comportando como má hospedeira.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2024-08-20T17:43:30Z
2024-08-20T17:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42450
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711290686767104