história de mulheres: da oralidade à cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Cláudia Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
Resumo: Nesta pesquisa busco compartilhar o processo de criação de V(ENTRE), material cênico criado a partir de memória de mulheres a partir de uma investigação aprofundada de um material autobiográfico. A memória, nesse caso, é nosso grande tema de abordagem para criação, principalmente narrativas do feminino que nos criou, as histórias que mães e avós nos contaram e como essas histórias reverberaram no nosso agir no mundo. Desse modo, a pesquisa se baseia na criação de dois campos que constituem a cena: o corpo e a dramaturgia, que surgem sempre do desenrolar da pesquisa improvisacional. No corpo, a improvisação chega principalmente pelo estudo da Ideokinesis e os Viewpoints, o toque no osso que impulsiona às memórias guardadas no nosso corpo, e a partir desse estímulo criar, em jogo, possibilidades de comunicação. A dramaturgia se ampara nas memórias trazidas pelo corpo e pelos diálogos durante os ensaios, nas histórias, lembranças e percepções compartilhadas após a prática corporal. Outro fio que conduz esse tecer de V(entre) é o brincar com os hiatos criados em nossas memórias, as histórias de duas irmãs podem se fundir, se confundir ou se complementar, para assim, fiar afetos, encontros ou desencontros. Mais que isso, criar um espaço–tempo de impactos gerados a partir da reescrita cênica das lembranças de duas atrizes. O que interessa nesse processo é a investigação cênica da recriação implícita no ato de lembrar, da experiência alheia incorporada como memória própria e da organização não linear de tal mecanismo.
id UFU_3c5a1604e34b4e0b3cd5d42ce06126e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26736
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-08-20T20:35:01Z2019-08-20T20:35:01Z2019-06-24MIRANDA, Claudia Cristina. História de Mulheres: da oralidade à cena. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116Nesta pesquisa busco compartilhar o processo de criação de V(ENTRE), material cênico criado a partir de memória de mulheres a partir de uma investigação aprofundada de um material autobiográfico. A memória, nesse caso, é nosso grande tema de abordagem para criação, principalmente narrativas do feminino que nos criou, as histórias que mães e avós nos contaram e como essas histórias reverberaram no nosso agir no mundo. Desse modo, a pesquisa se baseia na criação de dois campos que constituem a cena: o corpo e a dramaturgia, que surgem sempre do desenrolar da pesquisa improvisacional. No corpo, a improvisação chega principalmente pelo estudo da Ideokinesis e os Viewpoints, o toque no osso que impulsiona às memórias guardadas no nosso corpo, e a partir desse estímulo criar, em jogo, possibilidades de comunicação. A dramaturgia se ampara nas memórias trazidas pelo corpo e pelos diálogos durante os ensaios, nas histórias, lembranças e percepções compartilhadas após a prática corporal. Outro fio que conduz esse tecer de V(entre) é o brincar com os hiatos criados em nossas memórias, as histórias de duas irmãs podem se fundir, se confundir ou se complementar, para assim, fiar afetos, encontros ou desencontros. Mais que isso, criar um espaço–tempo de impactos gerados a partir da reescrita cênica das lembranças de duas atrizes. O que interessa nesse processo é a investigação cênica da recriação implícita no ato de lembrar, da experiência alheia incorporada como memória própria e da organização não linear de tal mecanismo.In this research I seek to share the process of creating of V (ENTRE), the scenic material that was created from the memory of women for an in - depth investigation of a material beyond the non - fictional, autobiographical. The memory, in this case, is our subject matter of approach for creation, starting principally from the feminine that brought up us, stories that mothers and grandmothers told us and how these stories reverberate in our acting in the world. In this way, the research is based on the creation of fields that constitute the scene: body and dramaturgy, which always arise from the development of improvisational research. In the body, the improvisation arrives principally from the study of Ideokinesis and the Viewpoints, the touch in the bone that boosts the memories stored in our body, and from this stimulus create, at stake, possibilities of communication. The dramaturgy is based on the memories brought by the body and the dialogues during the rehearsals, the stories, memories and perceptions shared after the experience of the touch practiced during the corporal practice. Another thread that leads to this weaving of V (ENTRE) is playing with the gaps created in our memories, the stories of two sisters can merge, confuse or complement each other, in order to spin affections, encounters or disagreements. More than that, create a space - time of impacts generated from the scenic rewriting of the memories of two actresses. What matters in this process is the scenic investigation of the implicit re-creation in the act of remembering, of the foreign experience embodied as own memory and of the non-linear organization of such mechanism.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALMemóriaCena contemporâneaOralidadeImprovisaçãoIdeokinesisViewpointsTeatroMemoryContemporary sceneImprovisationOralityhistória de mulheres: da oralidade à cenawomen's story: from orality to the sceneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLeal, Mara Lúciahttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853Caon, Paulina Mariahttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233Siqueira, Giuliano Tiernohttp://lattes.cnpq.br/3954079408509272http://lattes.cnpq.br/9625013116018803Miranda, Cláudia Cristina11260722904reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALhistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdfhistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdfapplication/pdf7915991https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/7/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf672d9189754e0441a9ef8b90890cf94dMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/9/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD59CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/8/license_rdf2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2eMD58TEXThistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdf.txthistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdf.txtExtracted texttext/plain152591https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/10/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf.txtc8c1408fac23af58191d43ac780ac4ecMD510THUMBNAILhistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdf.jpghistoria de mulheres da oralidade à cena-mesclado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/11/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf.jpg5e5fada5b060949e1427f6ca6aafacf9MD511123456789/267362019-08-21 03:16:11.641oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-21T06:16:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv história de mulheres: da oralidade à cena
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv women's story: from orality to the scene
title história de mulheres: da oralidade à cena
spellingShingle história de mulheres: da oralidade à cena
Miranda, Cláudia Cristina
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Memória
Cena contemporânea
Oralidade
Improvisação
Ideokinesis
Viewpoints
Teatro
Memory
Contemporary scene
Improvisation
Orality
title_short história de mulheres: da oralidade à cena
title_full história de mulheres: da oralidade à cena
title_fullStr história de mulheres: da oralidade à cena
title_full_unstemmed história de mulheres: da oralidade à cena
title_sort história de mulheres: da oralidade à cena
author Miranda, Cláudia Cristina
author_facet Miranda, Cláudia Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leal, Mara Lúcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9710632359254853
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caon, Paulina Maria
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4440863322840233
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Siqueira, Giuliano Tierno
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3954079408509272
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9625013116018803
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Cláudia Cristina
contributor_str_mv Leal, Mara Lúcia
Caon, Paulina Maria
Siqueira, Giuliano Tierno
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Memória
Cena contemporânea
Oralidade
Improvisação
Ideokinesis
Viewpoints
Teatro
Memory
Contemporary scene
Improvisation
Orality
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Cena contemporânea
Oralidade
Improvisação
Ideokinesis
Viewpoints
Teatro
Memory
Contemporary scene
Improvisation
Orality
description Nesta pesquisa busco compartilhar o processo de criação de V(ENTRE), material cênico criado a partir de memória de mulheres a partir de uma investigação aprofundada de um material autobiográfico. A memória, nesse caso, é nosso grande tema de abordagem para criação, principalmente narrativas do feminino que nos criou, as histórias que mães e avós nos contaram e como essas histórias reverberaram no nosso agir no mundo. Desse modo, a pesquisa se baseia na criação de dois campos que constituem a cena: o corpo e a dramaturgia, que surgem sempre do desenrolar da pesquisa improvisacional. No corpo, a improvisação chega principalmente pelo estudo da Ideokinesis e os Viewpoints, o toque no osso que impulsiona às memórias guardadas no nosso corpo, e a partir desse estímulo criar, em jogo, possibilidades de comunicação. A dramaturgia se ampara nas memórias trazidas pelo corpo e pelos diálogos durante os ensaios, nas histórias, lembranças e percepções compartilhadas após a prática corporal. Outro fio que conduz esse tecer de V(entre) é o brincar com os hiatos criados em nossas memórias, as histórias de duas irmãs podem se fundir, se confundir ou se complementar, para assim, fiar afetos, encontros ou desencontros. Mais que isso, criar um espaço–tempo de impactos gerados a partir da reescrita cênica das lembranças de duas atrizes. O que interessa nesse processo é a investigação cênica da recriação implícita no ato de lembrar, da experiência alheia incorporada como memória própria e da organização não linear de tal mecanismo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-20T20:35:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-20T20:35:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Claudia Cristina. História de Mulheres: da oralidade à cena. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
identifier_str_mv MIRANDA, Claudia Cristina. História de Mulheres: da oralidade à cena. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26736
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/7/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/9/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/8/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/10/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26736/11/historia%20de%20mulheres%20da%20oralidade%20%c3%a0%20cena-mesclado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 672d9189754e0441a9ef8b90890cf94d
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2e
c8c1408fac23af58191d43ac780ac4ec
5e5fada5b060949e1427f6ca6aafacf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110451925909504