Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hellen Caroline
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686
Resumo: The purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us.
id UFU_3da2427e665eb776f059353a818bc19c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/31895
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamentalTeaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary schoolProjetos em artes visuaisVisual arts projectsEnsino de ArteArts educationAprendizagem significativaMeaningful learningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAArtesArte - Estudo e ensinoAprendizagemThe purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us.Dissertação (Mestrado)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar os processos que permeiam a elaboração e a execução de um projeto de ensino-aprendizagem em artes visuais, tendo em vista que as ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram contribuir para a prática docente, na busca de uma abordagem significativa de aprendizagem. A escolha pela metodologia de projetos se deu pelo fato de que esta proposta possibilita tanto o professor quanto o aluno serem ativos no ensino-aprendizagem, articulando conteúdos, vida e experiências; além de ser uma prática que valoriza a pesquisa, e colabora para o desenvolvimento crítico e reflexivo do discente. A execução do projeto de ensino-aprendizagem foi desenvolvida em uma escola municipal de Uberlândia – MG, em duas turmas do 4º ano do ensino fundamental I, durante todo o ano letivo de 2019, onde a Arte se tornou uma maneira de conscientizar os alunos em sala de aula sobre a importância de desenvolver atitudes de conservação do ambiente que nos cerca.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Melo, Roberta Maira dehttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882Cunha, Myrtes Dias dahttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511Silva, Elsiene Coelho dahttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015Silva, Hellen Caroline2021-06-08T14:31:25Z2021-06-08T14:31:25Z2020-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-22T17:26:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31895Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-22T17:26:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
Teaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary school
title Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
Silva, Hellen Caroline
Projetos em artes visuais
Visual arts projects
Ensino de Arte
Arts education
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Artes
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
title_short Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
title_full Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
title_sort Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
author Silva, Hellen Caroline
author_facet Silva, Hellen Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Roberta Maira de
http://lattes.cnpq.br/2597747309858882
Cunha, Myrtes Dias da
http://lattes.cnpq.br/7883086091263511
Silva, Elsiene Coelho da
http://lattes.cnpq.br/8643978507041015
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hellen Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos em artes visuais
Visual arts projects
Ensino de Arte
Arts education
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Artes
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
topic Projetos em artes visuais
Visual arts projects
Ensino de Arte
Arts education
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Artes
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
description The purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
2021-06-08T14:31:25Z
2021-06-08T14:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686
identifier_str_mv SILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569666113863680