Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
Resumo: | The purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us. |
id |
UFU_3da2427e665eb776f059353a818bc19c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/31895 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamentalTeaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary schoolProjetos em artes visuaisVisual arts projectsEnsino de ArteArts educationAprendizagem significativaMeaningful learningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAArtesArte - Estudo e ensinoAprendizagemThe purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us.Dissertação (Mestrado)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar os processos que permeiam a elaboração e a execução de um projeto de ensino-aprendizagem em artes visuais, tendo em vista que as ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram contribuir para a prática docente, na busca de uma abordagem significativa de aprendizagem. A escolha pela metodologia de projetos se deu pelo fato de que esta proposta possibilita tanto o professor quanto o aluno serem ativos no ensino-aprendizagem, articulando conteúdos, vida e experiências; além de ser uma prática que valoriza a pesquisa, e colabora para o desenvolvimento crítico e reflexivo do discente. A execução do projeto de ensino-aprendizagem foi desenvolvida em uma escola municipal de Uberlândia – MG, em duas turmas do 4º ano do ensino fundamental I, durante todo o ano letivo de 2019, onde a Arte se tornou uma maneira de conscientizar os alunos em sala de aula sobre a importância de desenvolver atitudes de conservação do ambiente que nos cerca.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Melo, Roberta Maira dehttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882Cunha, Myrtes Dias dahttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511Silva, Elsiene Coelho dahttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015Silva, Hellen Caroline2021-06-08T14:31:25Z2021-06-08T14:31:25Z2020-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-22T17:26:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/31895Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-22T17:26:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental Teaching-learning by projects in visual arts: practices in the 4th year of elementary school |
title |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental Silva, Hellen Caroline Projetos em artes visuais Visual arts projects Ensino de Arte Arts education Aprendizagem significativa Meaningful learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA Artes Arte - Estudo e ensino Aprendizagem |
title_short |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental |
author |
Silva, Hellen Caroline |
author_facet |
Silva, Hellen Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Roberta Maira de http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 Cunha, Myrtes Dias da http://lattes.cnpq.br/7883086091263511 Silva, Elsiene Coelho da http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Hellen Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos em artes visuais Visual arts projects Ensino de Arte Arts education Aprendizagem significativa Meaningful learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA Artes Arte - Estudo e ensino Aprendizagem |
topic |
Projetos em artes visuais Visual arts projects Ensino de Arte Arts education Aprendizagem significativa Meaningful learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA Artes Arte - Estudo e ensino Aprendizagem |
description |
The purpose of this research was to investigate the processes that lead to the elaboration and execution of a teaching-learning project in visual arts, considering that the actions and reflections developed in the research sought to contribute to the teaching practice, in the search of a contemporary approach to learning. The choice of project methodology was due to the fact that this proposal allows both the teacher and the student to be active in teaching and learning, articulating content, life and experiences; in addition to being a practice that values research, and contributes to the critical and reflective development of students. The execution of the teaching-learning project was developed in a municipal school in Uberlândia - MG, in two classes of the 4th year of elementary school I, during the entire academic year of 2019, where Art became a way to raise students' awareness in classroom about the importance of developing attitudes of conservation of the environment that surrounds us. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 2021-06-08T14:31:25Z 2021-06-08T14:31:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
identifier_str_mv |
SILVA, Hellen Caroline. Ensino-aprendizagem por projetos em artes visuais: práticas no 4º ano do ensino fundamental. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31895 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569666113863680 |