Implementação de uma biblioteca gráfica multiplataforma utilizando OpenGL e GLFW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okano, William Johnson dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22236
Resumo: The difficulty of programming learning can be caused by several reasons such as the inability to understand algorithms because this is a very abstract concept. There are several forms used in teaching algorithms and control structures. This work presents a library proposal to assist the teaching of programming, using graphical concepts to facilitate the understanding of the programming structures. The proposed solution focuses on developing a multiplatform library, with a simple set of functions for graphics management, as well as the elaboration of a user guide and its respective documentation.
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spelling Implementação de uma biblioteca gráfica multiplataforma utilizando OpenGL e GLFWBiblioteca de funçõesElementos gráficosOpenGLFunction libraryGraphical elementsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)The difficulty of programming learning can be caused by several reasons such as the inability to understand algorithms because this is a very abstract concept. There are several forms used in teaching algorithms and control structures. This work presents a library proposal to assist the teaching of programming, using graphical concepts to facilitate the understanding of the programming structures. The proposed solution focuses on developing a multiplatform library, with a simple set of functions for graphics management, as well as the elaboration of a user guide and its respective documentation.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A dificuldade de aprendizagem de programação pode ser causada por várias razões, como a incapacidade de compreensão de algoritmos por este ser um conceito muito abstrato. Várias são as formas utilizadas no ensino de algoritmos e estruturas de controle. Este trabalho apresenta uma proposta de biblioteca para auxiliar o ensino de programação, utilizando conceitos gráficos para facilitar o entendimento das estruturas de programa- ção. A solução proposta tem como foco desenvolver uma biblioteca multiplataforma, com um conjunto de funções simples para gerenciamento de elementos gráficos, bem como a elaboração de um guia de utilização e sua respectiva documentação.Universidade Federal de UberlândiaBrasilSistemas de InformaçãoBackes, André Ricardohttp://lattes.cnpq.br/8590140337571249Escarpinati, Mauricio Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5939941255055989Carvalho, William Chaves de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5170243787388753Okano, William Johnson dos Santos2018-08-08T14:47:09Z2018-08-08T14:47:09Z2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOKANO, William Johnson dos Santos. Implementação de uma biblioteca gráfica multiplataforma utilizando OpenGL e GLFW. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-08-08T14:47:41Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22236Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-08-08T14:47:41Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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