O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina Ponciano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224
Resumo: This work aims at a theoretical review of the pedagogical skills of the online tutor, discussing asynchronous communication – forum – as a way to reduce the transactional distance pointed out by Michael G. Moore (2013), as that which goes beyond physical distance. Two real cases of communication between student and tutor were analyzed and discussed, using the forum tool of the distance Pedagogy course (EaD) of the Federal University of Uberlândia (UFU), in which it was possible to observe the possibilities of feedback from the tutor. According to the Spanish educator Antoni Zabala (2010), the tutor who is capable of effective intervention, mobilizing the attitudinal, procedural and conceptual components in an interrelated way, is considered competent. Through the development of the present study, it was also possible to observe that the quest to reduce the transactional distance permeates the student-tutor interaction. It could also be observed that the tutor should act as a mediator and act in the sense of being not as a bridge between student and knowledge, but between many, creating a web of interactions, since there is no linearity in the construction of knowledge.
id UFU_4311d9691d0f5487acfd94679bf7ebf2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35224
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de UberlândiaThe distance learning tutor: reflections on the role of tutoring in the distance education pedagogy course at the Federal University of UberlândiaCompetência pedagógicaDistância transacionalTutorPedagogical competenceTransactional distanceTutorCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis work aims at a theoretical review of the pedagogical skills of the online tutor, discussing asynchronous communication – forum – as a way to reduce the transactional distance pointed out by Michael G. Moore (2013), as that which goes beyond physical distance. Two real cases of communication between student and tutor were analyzed and discussed, using the forum tool of the distance Pedagogy course (EaD) of the Federal University of Uberlândia (UFU), in which it was possible to observe the possibilities of feedback from the tutor. According to the Spanish educator Antoni Zabala (2010), the tutor who is capable of effective intervention, mobilizing the attitudinal, procedural and conceptual components in an interrelated way, is considered competent. Through the development of the present study, it was also possible to observe that the quest to reduce the transactional distance permeates the student-tutor interaction. It could also be observed that the tutor should act as a mediator and act in the sense of being not as a bridge between student and knowledge, but between many, creating a web of interactions, since there is no linearity in the construction of knowledge.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem como objetivo uma revisão teórica sobre as competências pedagógicas do tutor online, discutindo a comunicação assíncrona – fórum – como forma de diminuir a distância transacional apontada por Michael G. Moore (2013), como aquela para além da distância física. Foram analisados e discutidos dois casos, reais, de comunicação entre aluno e tutor, com o uso da ferramenta fórum do curso de Pedagogia à distância (EaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em que foi possível observar as possibilidades de feedback do tutor. Considera-se competente, segundo o educador espanhol Antoni Zabala (2010), o tutor que seja capaz de intervenção eficaz, mobilizando de maneira inter-relacionada, os componentes atitudinais, procedimentais e conceituais. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, pôde-se observar, ainda, que a busca em diminuir a distância transacional perpassa a interação aluno e tutor. Pôde-se observar, também, que o tutor deverá atuar como mediador e agir no sentido de estar não como ponte entre aluno e conhecimento, mas entre muitos, criando uma teia de interações, uma vez que não há linearidade na construção do conhecimento.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254xxxxGonçalves, Carolina Ponciano2022-07-06T13:57:01Z2022-07-06T13:57:01Z2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Carolina Ponciano. O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-07-07T06:13:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35224Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-07T06:13:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
The distance learning tutor: reflections on the role of tutoring in the distance education pedagogy course at the Federal University of Uberlândia
title O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
spellingShingle O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
Gonçalves, Carolina Ponciano
Competência pedagógica
Distância transacional
Tutor
Pedagogical competence
Transactional distance
Tutor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
title_full O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
title_fullStr O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
title_full_unstemmed O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
title_sort O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia
author Gonçalves, Carolina Ponciano
author_facet Gonçalves, Carolina Ponciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhini, Marcos Daniel
http://lattes.cnpq.br/8422119886996254
x
x
x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carolina Ponciano
dc.subject.por.fl_str_mv Competência pedagógica
Distância transacional
Tutor
Pedagogical competence
Transactional distance
Tutor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Competência pedagógica
Distância transacional
Tutor
Pedagogical competence
Transactional distance
Tutor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This work aims at a theoretical review of the pedagogical skills of the online tutor, discussing asynchronous communication – forum – as a way to reduce the transactional distance pointed out by Michael G. Moore (2013), as that which goes beyond physical distance. Two real cases of communication between student and tutor were analyzed and discussed, using the forum tool of the distance Pedagogy course (EaD) of the Federal University of Uberlândia (UFU), in which it was possible to observe the possibilities of feedback from the tutor. According to the Spanish educator Antoni Zabala (2010), the tutor who is capable of effective intervention, mobilizing the attitudinal, procedural and conceptual components in an interrelated way, is considered competent. Through the development of the present study, it was also possible to observe that the quest to reduce the transactional distance permeates the student-tutor interaction. It could also be observed that the tutor should act as a mediator and act in the sense of being not as a bridge between student and knowledge, but between many, creating a web of interactions, since there is no linearity in the construction of knowledge.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06T13:57:01Z
2022-07-06T13:57:01Z
2022-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Carolina Ponciano. O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224
identifier_str_mv GONÇALVES, Carolina Ponciano. O tutor de ensino à distância: reflexões sobre o papel da tutoria no curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Uberlândia. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711422894374912