A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venturi, Ioná Vieira Guimarães
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13713
Resumo: The present work aims at analyzing the changes and continuities brought by the Portuguese Language textbook by Hermínio Sargentim (1974 & 1979), regarding to the teaching of the discipline in the 5th grade of the elementary school. The author has produced textbooks for more than three decades in the area of Portuguese Language for the Elementary and High School Teaching. The time of permanence in the editorial market has guaranteed him an important insertion in the school process as well as contributed to accompany and suffer influences of the historical changes occurred in the discipline of Portuguese Language. It is focused, in a more specific way, how the analyzed works are organized in terms of structure and pedagogic proposal, selection of texts, reading activities, oral language and linguistic knowledge. It is also put in evidence the theoretical-methodological treatment given by didactic handbooks. The main characteristics of the books are evidenced by means of a critical and contextualized reading.
id UFU_441b55badf2f7a54d905f166aa6d6fc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13713
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2016-06-22T18:35:57Z2008-06-172016-06-22T18:35:57Z2004-07-02VENTURI, Ioná Vieira Guimarães. A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999). 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13713The present work aims at analyzing the changes and continuities brought by the Portuguese Language textbook by Hermínio Sargentim (1974 & 1979), regarding to the teaching of the discipline in the 5th grade of the elementary school. The author has produced textbooks for more than three decades in the area of Portuguese Language for the Elementary and High School Teaching. The time of permanence in the editorial market has guaranteed him an important insertion in the school process as well as contributed to accompany and suffer influences of the historical changes occurred in the discipline of Portuguese Language. It is focused, in a more specific way, how the analyzed works are organized in terms of structure and pedagogic proposal, selection of texts, reading activities, oral language and linguistic knowledge. It is also put in evidence the theoretical-methodological treatment given by didactic handbooks. The main characteristics of the books are evidenced by means of a critical and contextualized reading.O presente trabalho objetiva analisar as mudanças e as permanências que os livros didáticos de Língua Portuguesa de autoria de Hermínio Sargentim, dos anos de 1974 e 1999, apresentam em relação ao ensino da disciplina na 5ª série do ensino fundamental. Este autor produziu livros didáticos por mais de três décadas na área de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Esse tempo de permanência no mercado editorial garantiu-lhe uma inserção importante na escola e o levou a acompanhar e sofrer influências das mudanças históricas ocorridas na disciplina escolar de Língua Portuguesa. Enfoca-se de modo mais específico como as obras analisadas estão organizadas em termos da estrutura e proposta pedagógica, da seleção de textos, das atividades de leitura, da linguagem oral e dos conhecimentos lingüísticos. Coloca-se em evidência também o tratamento teórico-metodológico dado pelos manuais didáticos. São evidenciadas as principais características dos livros por meio de uma leitura crítica e contextualizada.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisMestre em Educaçãoapplication/pdfporUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFUBRCiências HumanasLivro didáticoLíngua portuguesa - Ensino de primeiro grau - HistóriaHistória da disciplinaEnsino da língua portuguesaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGatti Júnior, Déciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775140Y2Venturi, Ioná Vieira Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTHUMBNAILIona.pdf.jpgIona.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/3/Iona.pdf.jpgd94f697398a9491d113c917bfd41bd38MD53ORIGINALIona.pdfapplication/pdf324087https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/1/Iona.pdf37567c71e390d4dcbaea31bee3f2e99bMD51TEXTIona.pdf.txtIona.pdf.txtExtracted texttext/plain200060https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/2/Iona.pdf.txt6b590460c8792d19cc44f359bca1ca22MD52123456789/137132016-06-23 03:23:48.953oai:repositorio.ufu.br:123456789/13713Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:22:08.352341Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.por.fl_str_mv A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
title A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
spellingShingle A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
Venturi, Ioná Vieira Guimarães
Livro didático
Língua portuguesa - Ensino de primeiro grau - História
História da disciplina
Ensino da língua portuguesa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
title_full A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
title_fullStr A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
title_full_unstemmed A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
title_sort A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999)
author Venturi, Ioná Vieira Guimarães
author_facet Venturi, Ioná Vieira Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gatti Júnior, Décio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775140Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Venturi, Ioná Vieira Guimarães
contributor_str_mv Gatti Júnior, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua portuguesa - Ensino de primeiro grau - História
História da disciplina
Ensino da língua portuguesa
topic Livro didático
Língua portuguesa - Ensino de primeiro grau - História
História da disciplina
Ensino da língua portuguesa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work aims at analyzing the changes and continuities brought by the Portuguese Language textbook by Hermínio Sargentim (1974 & 1979), regarding to the teaching of the discipline in the 5th grade of the elementary school. The author has produced textbooks for more than three decades in the area of Portuguese Language for the Elementary and High School Teaching. The time of permanence in the editorial market has guaranteed him an important insertion in the school process as well as contributed to accompany and suffer influences of the historical changes occurred in the discipline of Portuguese Language. It is focused, in a more specific way, how the analyzed works are organized in terms of structure and pedagogic proposal, selection of texts, reading activities, oral language and linguistic knowledge. It is also put in evidence the theoretical-methodological treatment given by didactic handbooks. The main characteristics of the books are evidenced by means of a critical and contextualized reading.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-07-02
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-17
2016-06-22T18:35:57Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-22T18:35:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VENTURI, Ioná Vieira Guimarães. A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999). 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13713
identifier_str_mv VENTURI, Ioná Vieira Guimarães. A História do Ensino de Língua Portuguesa nos livros didáticos brasileiros em dois tempos: a obra de Hermínio Sargentim (1974 e 1999). 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFU
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/3/Iona.pdf.jpg
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/1/Iona.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13713/2/Iona.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d94f697398a9491d113c917bfd41bd38
37567c71e390d4dcbaea31bee3f2e99b
6b590460c8792d19cc44f359bca1ca22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425680260005888