Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148 |
Resumo: | This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research. |
id |
UFU_54a5b7d11d3e0c69ed95341544a30e80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/12309 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis GarayManeriesPresença cênicaIdentidadeTempoCorporeidadePerformace (Arte)Arte cênicasManeriesScenic presenceIdentityTimeCorporeityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.Mestre em ArtesEsta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em ArtesLinguística, Letras e ArtesUFUArantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Aleixo, Fernando Manoelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2Almeida, Marcia Soares dePrado, Fernando César2016-06-22T18:31:26Z2012-12-272016-06-22T18:31:26Z2012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-24T17:04:16Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12309Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-24T17:04:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
title |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
spellingShingle |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay Prado, Fernando César Maneries Presença cênica Identidade Tempo Corporeidade Performace (Arte) Arte cênicas Maneries Scenic presence Identity Time Corporeity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
title_full |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
title_fullStr |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
title_full_unstemmed |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
title_sort |
Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay |
author |
Prado, Fernando César |
author_facet |
Prado, Fernando César |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Luiz Humberto Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7 Aleixo, Fernando Manoel http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2 Almeida, Marcia Soares de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Fernando César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maneries Presença cênica Identidade Tempo Corporeidade Performace (Arte) Arte cênicas Maneries Scenic presence Identity Time Corporeity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Maneries Presença cênica Identidade Tempo Corporeidade Performace (Arte) Arte cênicas Maneries Scenic presence Identity Time Corporeity CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-27 2012-03-02 2016-06-22T18:31:26Z 2016-06-22T18:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148 |
identifier_str_mv |
PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309 https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569635768074240 |