Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilma Alves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587
Resumo: 75
id UFU_5b5b53c7b2880eed3d07f3c141fe8de5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28587
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solosElaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solosRelevoSolosMaqueteTátilGeografiaInclusãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA75This course completion work was based on experiences in the use of models and soil samples, which facilitated the understanding of geographical space by students with low vision in a Specialized Educational Care room of Machado de Assis Municipal School. It was found that students understood how to read and understand notions of soil and space occupation and its implications for the occupation of disordered space, as well as knowing an example of volcanic formation, in short, models of how the model can be used in physical understanding of geographic contents. Firstly, it was asked how the use of teaching materials is relevant and can build geographic knowledge about soils, relief and occupation of geographical space in inclusive education? How does the use of models facilitate the acquisition of concepts of soils, relief and occupation of geographic space by students with visual impairment? To answer this question, the following objectives were adopted: to understand the context of inclusive education in public schools from the case study of Machado de Assis Municipal School, in order to understand the relationship between school, teacher and student in the construction of knowledge about relief. and solo. Understand how was the process of implementing inclusive education in public schools through the laws that gained strength from the Brazilian Constitution of 1988, in its article 208, the Salamanca Declaration (UNESCO, 1994), Law of Education Guidelines and Bases (LDBN 9394/96), and Decree No. 7,611, of November 17, 2011. Use models produced by students of the geography course that illustrate landforms and soils, urban space occupation and tactile soil samples to facilitate the manipulation and acquisition of student knowledge of these spaces studied. To evaluate the importance of practical activities in the resource room as a facilitated vehicle for learning visually impaired students. The present work was developed from the qualitative approach. A bibliographic research with field study was performed. The class followed a didactic sequence of teaching and explanation procedures that allowed students through the ludic to acquire relief and soil knowledge.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação): Este estudo, foi realizado a partir de experiências na utilização de maquetes e amostras de solos, que facilitaram a compreensão do espaço geográfico por alunos portadores de baixa visão numa sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Machado de Assis. Verificou-se que os alunos compreenderam como se leem e se entendem noções de solo e ocupação do espaço e suas implicações para a ocupação do espaço desordenado, bem como conhecer um exemplo de formação vulcânica, enfim, modelos de como a maquete pode ser aproveitada na compreensão física dos conteúdos geográficos. Primeiramente questionou-se como o uso de materiais didáticos são relevantes e podem construir o conhecimento geográfico sobre os solos, relevo e ocupação do espaço geográfico na educação inclusiva? Como o uso de maquetes facilita a aquisição de conceitos de solo, relevo e ocupação do espaço geográfico por alunos com deficiência visual? Para responder a estas questões adotou-se como objetivos: compreender o contexto da educação inclusiva nas escolas públicas a partir do estudo de caso da Escola municipal machado de Assis, no sentido de entender a relação escola, professor e aluno na construção do conhecimento sobre relevo e solo. Entender como foi o processo de implantação da educação inclusiva nas escolas públicas por meio das leis que ganharam força a partir da Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 208, da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/ 96), e o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011; utilizar maquetes produzidas por discentes do curso de Geografia que ilustram formas de relevo e solos, ocupação do espaço urbano e amostras táteis de solo para que facilite a manipulação e a aquisição do conhecimento do aluno desses espaços estudados. Avaliar a importância das atividades práticas na sala recurso como veículo facilitados da aprendizagem de alunos deficientes visuais. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do enfoque qualitativo. Foi realizada pesquisa bibliográfica com estudo de campo. A aula realizada seguiu uma sequência didática de procedimentos de ensino e explicação que permitiram que os alunos através do lúdico adquirissem conhecimentos de relevo e solo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaMiyazaki, Leda Correia Pedrohttp://lattes.cnpq.br/6763928879571275 ID Lattes: 6763928879571275Silva, Gilma Alves da2020-01-29T17:58:16Z2020-01-29T17:58:16Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Gilma Alves da. Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-30T06:12:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28587Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-30T06:12:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
title Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
spellingShingle Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
Silva, Gilma Alves da
Relevo
Solos
Maquete
Tátil
Geografia
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
title_full Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
title_fullStr Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
title_full_unstemmed Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
title_sort Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos
author Silva, Gilma Alves da
author_facet Silva, Gilma Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miyazaki, Leda Correia Pedro
http://lattes.cnpq.br/6763928879571275 ID Lattes: 6763928879571275
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilma Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Relevo
Solos
Maquete
Tátil
Geografia
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Relevo
Solos
Maquete
Tátil
Geografia
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description 75
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2020-01-29T17:58:16Z
2020-01-29T17:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gilma Alves da. Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587
identifier_str_mv SILVA, Gilma Alves da. Elaboração e aplicação de recursos/materiais didáticos na educação inclusiva voltados ao ensino do relevo e solos. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569700703240192