Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Lidiane Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_62b03019efd0c8467c42d225c58937fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25806
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticasLearning about the phylum Annelida from three didactic modalitiesAlunosDocênciaEnsino-aprendizagemEstratégias de ensinoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Na contemporaneidade a educaçao tem passado por muitos ̃ desafios, que podem comprometer o trabalho do docente tao essencial e que tem sido desvalorizado ̃ constantemente. Diante dessa situaçao, a comunidade escolar de maneira geral ̃ é afetada, causando consequências no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que se encontram desmotivados em relaçao ao próprio aprendizado. Acreditamos que a ̃ escolha das modalidades didáticas feita pelo professor, pode influenciar o interesse e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar a construção de conceitos e o consequente aprendizado no ensino de Ciências, testando diferentes modalidades didáticas em uma escola pública de Uberlândia-MG. O estudo foi realizado em aulas de Ciências, com o conteúdo sobre anelídeos, em turmas de sé timo ano. A pesquisa se desenvolveu através da aplicaçao de tr ̃ ês modalidades didá ticas distintas, uma em cada turma, sendo uma aula prá tica/demonstrativa, em que foram levados exemplares de anelídeos; uma aula utilizando a metodologia sócio interacionista, utilizando vídeo e notícias envolvendo curiosidades sobre anelídeos e uma aula expositiva dialogada, desenvolvida de forma interativa com os alunos. A avaliação ocorreu por meio de questionários aplicados antes e após as aulas. Os resultados mostraram que os alunos gostaram mais e apresentaram maior quantidade de respostas de acordo com o conhecimento científico na aula expositiva dialogada. De acordo com o planejado ela seria uma aula tradicional, em que os alunos copiariam do quadro informações e apenas o professor teria a palavra, mas não foi assim que ela foi ministrada. A aula foi contextualizada conforme o interesse dos alunos e se desenvolveu por meio de uma conversa. Podemos concluir que mais importante do que ministrar uma aula “diferente”, utilizando técnicas que sejam motivadoras e envolvam os alunos, é imprescindível mesclar diferentes modalidades didá ticas e verificar a opiniao dos ̃ estudantes sobre as aulas. Os alunos, foco do trabalho do professor, precisam ser constantemente levados a refletir sobre a aula que estao ̃ assistindo e nao serem somente expectadores. É preciso entender que a escola é um ̃ local em que ocorrem ricas e valiosas construções, onde o aprendizado não deve ser uma obrigação, mas uma atividade prazerosaUniversidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasFerreira, Fernanda Helena Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060Linhares, Lidiane Silva2019-07-08T19:54:31Z2019-07-08T19:54:31Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-09T06:06:25Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25806Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-09T06:06:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
Learning about the phylum Annelida from three didactic modalities
title Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
spellingShingle Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
Linhares, Lidiane Silva
Alunos
Docência
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
title_full Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
title_fullStr Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
title_full_unstemmed Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
title_sort Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
author Linhares, Lidiane Silva
author_facet Linhares, Lidiane Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Helena Nogueira
http://lattes.cnpq.br/7038405025309060
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Lidiane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Docência
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Alunos
Docência
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08T19:54:31Z
2019-07-08T19:54:31Z
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
identifier_str_mv LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569608889925632