Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_62b03019efd0c8467c42d225c58937fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/25806 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticasLearning about the phylum Annelida from three didactic modalitiesAlunosDocênciaEnsino-aprendizagemEstratégias de ensinoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Na contemporaneidade a educaçao tem passado por muitos ̃ desafios, que podem comprometer o trabalho do docente tao essencial e que tem sido desvalorizado ̃ constantemente. Diante dessa situaçao, a comunidade escolar de maneira geral ̃ é afetada, causando consequências no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que se encontram desmotivados em relaçao ao próprio aprendizado. Acreditamos que a ̃ escolha das modalidades didáticas feita pelo professor, pode influenciar o interesse e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é avaliar a construção de conceitos e o consequente aprendizado no ensino de Ciências, testando diferentes modalidades didáticas em uma escola pública de Uberlândia-MG. O estudo foi realizado em aulas de Ciências, com o conteúdo sobre anelídeos, em turmas de sé timo ano. A pesquisa se desenvolveu através da aplicaçao de tr ̃ ês modalidades didá ticas distintas, uma em cada turma, sendo uma aula prá tica/demonstrativa, em que foram levados exemplares de anelídeos; uma aula utilizando a metodologia sócio interacionista, utilizando vídeo e notícias envolvendo curiosidades sobre anelídeos e uma aula expositiva dialogada, desenvolvida de forma interativa com os alunos. A avaliação ocorreu por meio de questionários aplicados antes e após as aulas. Os resultados mostraram que os alunos gostaram mais e apresentaram maior quantidade de respostas de acordo com o conhecimento científico na aula expositiva dialogada. De acordo com o planejado ela seria uma aula tradicional, em que os alunos copiariam do quadro informações e apenas o professor teria a palavra, mas não foi assim que ela foi ministrada. A aula foi contextualizada conforme o interesse dos alunos e se desenvolveu por meio de uma conversa. Podemos concluir que mais importante do que ministrar uma aula “diferente”, utilizando técnicas que sejam motivadoras e envolvam os alunos, é imprescindível mesclar diferentes modalidades didá ticas e verificar a opiniao dos ̃ estudantes sobre as aulas. Os alunos, foco do trabalho do professor, precisam ser constantemente levados a refletir sobre a aula que estao ̃ assistindo e nao serem somente expectadores. É preciso entender que a escola é um ̃ local em que ocorrem ricas e valiosas construções, onde o aprendizado não deve ser uma obrigação, mas uma atividade prazerosaUniversidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasFerreira, Fernanda Helena Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060Linhares, Lidiane Silva2019-07-08T19:54:31Z2019-07-08T19:54:31Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-09T06:06:25Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25806Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-09T06:06:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas Learning about the phylum Annelida from three didactic modalities |
title |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
spellingShingle |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas Linhares, Lidiane Silva Alunos Docência Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
title_full |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
title_fullStr |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
title_sort |
Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas |
author |
Linhares, Lidiane Silva |
author_facet |
Linhares, Lidiane Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Fernanda Helena Nogueira http://lattes.cnpq.br/7038405025309060 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Lidiane Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Docência Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
Alunos Docência Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08T19:54:31Z 2019-07-08T19:54:31Z 2019-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806 |
identifier_str_mv |
LINHARES, Lidiane Silva. Aprendizagem sobre o filo Annelida a partir de três modalidades didáticas. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Biológicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569608889925632 |