ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579 |
Resumo: | Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores. |
id |
UNICESU -1_a43856cf16f600d13d707f9c9067101b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1579 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOAprendizagemDocênciaAvaliaçãoEducaçãoEm vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:23:44Z2019-08-14T12:23:44Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579porBERLIM, Moacir Henrique SouzaPRAZERES, Jonatas Alécio dosHOKASONO, Camila NaomiOLIVEIRA, André Luis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:42ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO BERLIM, Moacir Henrique Souza Aprendizagem Docência Avaliação Educação |
title_short |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
BERLIM, Moacir Henrique Souza |
author_facet |
BERLIM, Moacir Henrique Souza PRAZERES, Jonatas Alécio dos HOKASONO, Camila Naomi OLIVEIRA, André Luis de |
author_role |
author |
author2 |
PRAZERES, Jonatas Alécio dos HOKASONO, Camila Naomi OLIVEIRA, André Luis de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERLIM, Moacir Henrique Souza PRAZERES, Jonatas Alécio dos HOKASONO, Camila Naomi OLIVEIRA, André Luis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Docência Avaliação Educação |
topic |
Aprendizagem Docência Avaliação Educação |
description |
Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T12:23:44Z 2019-08-14T12:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771928577310721 |