Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lair Miguel da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
Resumo: This research aims to discuss about a recent public policy, the National Program of Textbook [Programa Nacional do Livro Didático] - PNLD Field. Thus our objective consisted in understand the ideological meanings of the Brazilian rural area in the textbooks photographs of the aforementioned program. We also intend, in a specific way, the deep thinking about Brazilian education and Geography teaching in the early years of the elementary school; the contextualization of Brazilian rural area in the XXI century according to the concept approaching (countryside and rural area, territory and agrarian issues); and the identification, according to the photography analysis of textbooks of PNLD Field 2016, of the ideological meanings of Brazilian rural area present in them. Methodologically, we resorted to the bibliographical research, iconography and iconology. The iconography is a descriptive methodology and the iconology is an image interpretation methodology. We could observe that the rural area represented in the photographs characterizes the rural social individuals, revealing contradictions and inequalities in the rural area, however, parts of the reality are concealed by the rural dominant class, such as economic problems related to the land and social conflicts, which are represented by the State.
id UFU_62d610f8053a3024652d250628b45afe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19446
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016GeografiaGeografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoEducação ruralLivros didáticos - IdeologiaCountryside educationTextbookElementary schoolGeography TeachingBrazilian Rural AreaEducação do campoLivro didáticoEnsino fundamentalEnsino de GeografiaRural brasileiroCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAThis research aims to discuss about a recent public policy, the National Program of Textbook [Programa Nacional do Livro Didático] - PNLD Field. Thus our objective consisted in understand the ideological meanings of the Brazilian rural area in the textbooks photographs of the aforementioned program. We also intend, in a specific way, the deep thinking about Brazilian education and Geography teaching in the early years of the elementary school; the contextualization of Brazilian rural area in the XXI century according to the concept approaching (countryside and rural area, territory and agrarian issues); and the identification, according to the photography analysis of textbooks of PNLD Field 2016, of the ideological meanings of Brazilian rural area present in them. Methodologically, we resorted to the bibliographical research, iconography and iconology. The iconography is a descriptive methodology and the iconology is an image interpretation methodology. We could observe that the rural area represented in the photographs characterizes the rural social individuals, revealing contradictions and inequalities in the rural area, however, parts of the reality are concealed by the rural dominant class, such as economic problems related to the land and social conflicts, which are represented by the State.Dissertação (Mestrado)A presente pesquisa tem como intuito discutir uma recente política pública, o Programa Nacional do Livro Didático PNLD Campo. Assim nosso objetivo consistiu em compreender os significados ideológicos do rural brasileiro nas fotografias de livros didáticos do referido programa. Buscamos também de forma específica refletir sobre a educação brasileira e o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental; contextualizar o rural brasileiro no século XXI por meio da abordagem dos conceitos, (campo e rural, território e questão agrária) e identificar por meio da análise de fotografias de livros didáticos do PNLD Campo 2016 os significados ideológicos do rural brasileiro presentes nas mesmas. Metodologicamente recorremos à pesquisa bibliográfica e a iconografia e iconologia que são respectivamente metodologias de descrição e interpretação de imagens. Pudemos observar que o rural representado nas fotografias representa os sujeitos sociais do campo, deixando transparecer contradições e desigualdades existentes no meio rural, porém partes da realidade tais como problemas econômicos relacionados à terra e conflitos sociais são ocultados pela classe dominante do campo, que é representada pelo Estado.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em GeografiaChelotti, Marcelo Cervohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777011Z0Oliveira, Adriano Rodrigues dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777901A2Costa, Antônio Cláudio Moreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794073Y0Silva, Lair Miguel da2017-08-14T13:17:39Z2017-08-14T13:17:39Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Lair Miguel da. Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-03-27T22:44:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19446Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-03-27T22:44:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
title Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
spellingShingle Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
Silva, Lair Miguel da
Geografia
Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação rural
Livros didáticos - Ideologia
Countryside education
Textbook
Elementary school
Geography Teaching
Brazilian Rural Area
Educação do campo
Livro didático
Ensino fundamental
Ensino de Geografia
Rural brasileiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
title_full Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
title_fullStr Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
title_full_unstemmed Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
title_sort Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016
author Silva, Lair Miguel da
author_facet Silva, Lair Miguel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chelotti, Marcelo Cervo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777011Z0
Oliveira, Adriano Rodrigues de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777901A2
Costa, Antônio Cláudio Moreira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794073Y0
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lair Miguel da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação rural
Livros didáticos - Ideologia
Countryside education
Textbook
Elementary school
Geography Teaching
Brazilian Rural Area
Educação do campo
Livro didático
Ensino fundamental
Ensino de Geografia
Rural brasileiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Geografia
Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Educação rural
Livros didáticos - Ideologia
Countryside education
Textbook
Elementary school
Geography Teaching
Brazilian Rural Area
Educação do campo
Livro didático
Ensino fundamental
Ensino de Geografia
Rural brasileiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description This research aims to discuss about a recent public policy, the National Program of Textbook [Programa Nacional do Livro Didático] - PNLD Field. Thus our objective consisted in understand the ideological meanings of the Brazilian rural area in the textbooks photographs of the aforementioned program. We also intend, in a specific way, the deep thinking about Brazilian education and Geography teaching in the early years of the elementary school; the contextualization of Brazilian rural area in the XXI century according to the concept approaching (countryside and rural area, territory and agrarian issues); and the identification, according to the photography analysis of textbooks of PNLD Field 2016, of the ideological meanings of Brazilian rural area present in them. Methodologically, we resorted to the bibliographical research, iconography and iconology. The iconography is a descriptive methodology and the iconology is an image interpretation methodology. We could observe that the rural area represented in the photographs characterizes the rural social individuals, revealing contradictions and inequalities in the rural area, however, parts of the reality are concealed by the rural dominant class, such as economic problems related to the land and social conflicts, which are represented by the State.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14T13:17:39Z
2017-08-14T13:17:39Z
2017-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lair Miguel da. Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
identifier_str_mv SILVA, Lair Miguel da. Significados ideológicos do rural brasileiro em fotografias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - Campo) 2016. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19446
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569695767592960