Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFU_632065968be9d793ad0087a82a80da17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/15397 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?Linguística aplicadaLíngua inglesa - Formação de professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoPesquisa narrativaPlanejamentoInterdisciplinaridadeInglêsEscola públicaNarrative inquiryCurriculum makingInterdisciplinaryStoriesEnglishState schoolCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em Estudos LinguísticosEste estudo narrativo investigou a experiência de construção de um planejamento de aulas de inglês, delineado a partir das vozes de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. Por um período de dois meses, a professora participante e eu construímos um planejamento de aulas de inglês que buscou se aproximar de uma perspectiva interdisciplinar de ensino e escrevemos sobre esta experiência em diários, relatos e notas de campo. A partir do estudo deste material documentário, sob a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa narrativa, segundo Connelly e Clandinin (2000), foi possível recontar nossas histórias com planejamentos e destacar alguns aspectos emergentes de nossa experiência. Ainda, compreender como estes aspectos figuraram na imagem do planejamento elaborado e reconfiguraram alguns paradigmas de planejamento de aulas de inglês da professora participante e meus. Algumas vertentes teóricas, ligadas a conceitos e práticas curriculares e interdisciplinares, são apresentadas e discutidas de modo a problematizar o foco em questão neste estudo. Perspectivas curriculares, segundo autores como Schawb (1962), Dewey (1938; 1976), Connelly e Clandinin (1988; 1995), Mello (2005) e, ainda, perspectivas interdisciplinares, segundo Japiassú (1976), Fazenda (1978; 1997) e Freire (1987; 1996) são destaques neste trabalho. Dentre os aspectos emergentes da experiência, que deram forma à imagem do planejamento das aulas de inglês, destacaram-se: o entusiasmo, as surpresas, insatisfações, a esperança, os aspectos responsorial e relacional do planejamento, a insegurança de aproximar língua inglesa e interdisciplinaridade e os desafios de se planejar aulas. Este estudo se encontra na área de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras da Linguística Aplicada, poderá colaborar com discussões neste campo e, possivelmente, com a prática de professores de inglês como língua estrangeira.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Estudos LinguísticosLinguística Letras e ArtesUFUMello, Dilma Maria dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0Felice, Maria Inês Vasconceloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5Jesus, Danie Marcelo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6Silva, Clarissa Costa e2016-06-22T18:42:24Z2011-04-252016-06-22T18:42:24Z2011-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-05-22T22:56:27Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/15397Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-05-22T22:56:27Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
title |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? Silva, Clarissa Costa e Linguística aplicada Língua inglesa - Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Pesquisa narrativa Planejamento Interdisciplinaridade Inglês Escola pública Narrative inquiry Curriculum making Interdisciplinary Stories English State school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
title_full |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
title_sort |
Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar? |
author |
Silva, Clarissa Costa e |
author_facet |
Silva, Clarissa Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Dilma Maria de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761962J0 Felice, Maria Inês Vasconcelos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771644A5 Jesus, Danie Marcelo de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730325Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clarissa Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Língua inglesa - Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Pesquisa narrativa Planejamento Interdisciplinaridade Inglês Escola pública Narrative inquiry Curriculum making Interdisciplinary Stories English State school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Linguística aplicada Língua inglesa - Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Pesquisa narrativa Planejamento Interdisciplinaridade Inglês Escola pública Narrative inquiry Curriculum making Interdisciplinary Stories English State school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-25 2011-02-25 2016-06-22T18:42:24Z 2016-06-22T18:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clarissa Costa e. Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Linguística Letras e Artes UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Linguística Letras e Artes UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711376331309056 |