Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558 |
Resumo: | This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning. |
id |
UFU_657b16b2ae5a4e28848dbcf0d9176c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37558 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita.Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing.DesenhoEscritaSistema de representaçãoAprendizagemDesenho infantilAlfabetizaçãoDrawingWritingRepresentation systemLearningCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAThis monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Essa monográfica é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir questões sobre desenho infantil e sua relação com a escrita no ensino das crianças. A pesquisa teve início com o levantamento de artigos, livros, dissertações e teses que abortam o tema. Após a leitura do material selecionado, foi realizada uma análise dos textos, que aponta a relação do aprendizado da escrita com o sistema de representação do desenho, trazendo o mesmo como um precursor da escrita. A monografia discorre sobre semelhanças e diferenças entre os sistemas de representação desenho e escrita, transpassados e apontados pela perspectiva dos autores escolhidos sobre a temática e como está inserida na vida e possivelmente nas vivencias. Foi realizada também a análise de atividades feitas com crianças entre 5 e 7 anos a fim de perceber o paralelo entre os sistemas de representação do desenho e da escrita na aprendizagem.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisMelo, Roberta Maira dehttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882Silva, Elsieni Coelho dahttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015Miyoshi, Simone Cléa dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729Machado, Mariane Cassia Souza2023-03-17T12:37:35Z2023-03-17T12:37:35Z2023-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-01-08T14:57:34Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37558Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-01-08T14:57:34Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. Case study of children aged 5 to 7 years: relationship between the representation system of drawing and writing. |
title |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
spellingShingle |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. Machado, Mariane Cassia Souza Desenho Escrita Sistema de representação Aprendizagem Desenho infantil Alfabetização Drawing Writing Representation system Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
title_short |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
title_full |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
title_fullStr |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
title_sort |
Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. |
author |
Machado, Mariane Cassia Souza |
author_facet |
Machado, Mariane Cassia Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Roberta Maira de http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 Silva, Elsieni Coelho da http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 Miyoshi, Simone Cléa dos Santos http://lattes.cnpq.br/5380929287559729 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Mariane Cassia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Escrita Sistema de representação Aprendizagem Desenho infantil Alfabetização Drawing Writing Representation system Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
topic |
Desenho Escrita Sistema de representação Aprendizagem Desenho infantil Alfabetização Drawing Writing Representation system Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
description |
This monograph is the result of a bibliographic research that aims to discuss issues related to children's drawing and its relation to writing in children's education. The research started with a survey of articles, books, dissertations, and thesis that dealt with the theme. After reading the selected material, an analysis of the texts was made. This analysis points out that the learning of writing is connected to the representation system of drawing, bringing drawing as a precursor of writing. The monograph discusses the similarities and differences between the representation systems of drawing and writing, and points out the perspective of the authors chosen on the theme, and how it is inserted in life and possibly in the experiences. As well as in chapter 2 the analysis of activities performed with children aged 5 to 7 years, in order to realize the parallel between the representation systems of drawing and writing in learning. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-17T12:37:35Z 2023-03-17T12:37:35Z 2023-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Mariane Cássia Souza. Estudo de caso de crianças de 5 a 7 anos: relação entre o sistema de representação do desenho e da escrita. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711421920247808 |