A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18442
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_66c4eb732f2a432f1906e7134ec24566
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18442
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXIEnsino de históriaConsciência históricaCultura contemporâneaProdução discenteCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho apresenta os resultados obtidos a partir de uma pesquisa desenvolvida na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os anos de 2010 a 2013. Essa teve como objetivo investigar a relação existente entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes de 7º anos, através do levantamento dos acessos que esses estudantes têm a esses meios midiáticos na escola, em seu cotidiano e de produções discentes disponibilizadas no site de compartilhamento, youtube. Para realizar este trabalho acompanhei as aulas de História de quatro escolas distintas, sendo essas duas estaduais, uma municipal e uma particular. Detive-me na análise da relação dos jovens estudantes com os artefatos culturais digitais, mais especificamente, com sites da internet. Para isso apresento o perfil de consumo destes artefatos por parte dos estudantes participantes da pesquisa, que evidencia que a grande maioria possui pelo menos um computador em casa, a partir do qual acessa a Internet. Quando questionados sobre para que se conectam à Internet, a maioria afirmou ter, como intenção principal, acessar sites de busca, justificada pelo fato de os jovens os terem como fonte preferida de consulta; seguido pelo acesso aos sites de compartilhamento, a partir do qual eles assistem vídeos; e sites de relacionamentos, a partir dos quais se comunicam com seus amigos. Quando indagados em relação à forma como se apropriam do conhecimento disponível nos sites de busca, eles afirmaram que procuram o conteúdo pedido pelo trabalho, fazem uma leitura rápida e copiam, seja integralmente ou uma parte de cada texto disponível na web, o material no Word e entregam para o professor, sem realizar leitura mais aprofundada ou modificação. Analisamos este cenário mais detidamente, a partir da problematização de um trabalho discente disponível no site youtube, através do qual observamos o quanto a disciplina de História é desinteressante para os estudantes, pois, para tornar seu trabalho mais atrativo, os jovens colocaram o conteúdo histórico comprimido por elementos contemporâneos à sua vivência, sem estabelecer relação entre eles. Outra questão que merece destaque é o fato de, ao longo do vídeo, as imagens terem sido utilizadas apenas para ilustrar o conteúdo histórico; enquanto que os textos foram construídos através de frases fragmentadas, aparentemente retiradas de um livro didático ou site da internet, descontextualizadas e que não aprofundam o conteúdo abordado. E também o fato de a produção discente apresentar traços que apontam para uma consciência histórica baseada no preconceito e hierarquização cultural, apesar de toda a política educacional voltada para a valorização e respeito à diversidade cultural. Estas são pistas que revelam a importância das produções históricas disponibilizadas no ciberespaço, discentes ou não, serem debatidas nas aulas de História para que o professor seja mais que um transmissor de informações do passado, mas sim um mediador de múltiplas consciências históricas que circulam na sala de aula - as suas, dos jovens estudantes, dos materiais didáticos, das mídias - no sentido de contribuir para a compreensão critica do tempo, da identidade e da ação na história.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaFranco, Aléxia PáduaGuimarães, Iara VieiraMorais, Sérgio PauloMartins, Cinthia Cristina de Oliveira2017-05-08T19:04:00Z2017-05-08T19:04:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Cinthia Cristina de Oliveira. A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-05-09T06:00:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18442Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-05-09T06:00:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
title A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
spellingShingle A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
Ensino de história
Consciência histórica
Cultura contemporânea
Produção discente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
title_full A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
title_fullStr A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
title_full_unstemmed A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
title_sort A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI
author Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
author_facet Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Aléxia Pádua
Guimarães, Iara Vieira
Morais, Sérgio Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cinthia Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Consciência histórica
Cultura contemporânea
Produção discente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Ensino de história
Consciência histórica
Cultura contemporânea
Produção discente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-05-08T19:04:00Z
2017-05-08T19:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Cinthia Cristina de Oliveira. A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18442
identifier_str_mv MARTINS, Cinthia Cristina de Oliveira. A relação entre os meios midiáticos digitais e a consciência histórica dos estudantes da educação básica: pistas para (re)pensar o ensino de história no século XXI. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711392427999232