Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daiana Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
Resumo: This study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school community
id UFU_734e6f33b430d7b2214a7865cdfd2b0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34595
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docênciaClues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teachingEstágio supervisionadoResidência PedagógicaNarrativasSupervised internshipPedagogical ResidenceNarrativesCNPQ::OUTROSCiência - Estudo e ensinoFísica - Programas de estágioFormação de Professores em FísicaThis study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school communityDissertação (Mestrado)Este estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, que objetivou investigar, por meio de narrativas, reflexões sobre a prática docente da minha vivên-cia como Professora-preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de licenciatura em física da universidade federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagó-gica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da educação básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação en-tre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Como percurso metodológico, este estudo utili-zou a pesquisa narrativa, pois na análise narrativa de narrativas, o pesquisador desempenha o papel de constituir significados às experiências dos narradores mediante a busca de elementos unificadores e particulares, supondo que, mediante esse procedimento, estaria desvelando o modo autêntico da vida individual. Pode-se dizer que este trabalho foi apenas o início de uma longa viagem, com várias escalas que permitiu a abertura de uma cortina de um imenso palco que apresentará grandes espetáculos de interação entre professor residente, professor precep-tor, professor coordenador e comunidade escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Arantes, Alessandra Riposatihttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989Silva, Michela Tuchapeskhttp://lattes.cnpq.br/6879355275694046Auth, Milton Antoniohttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729Ramos, Daiana Aparecida2022-04-06T18:52:49Z2022-04-06T18:52:49Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-26T13:47:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34595Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-26T13:47:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
Clues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teaching
title Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
spellingShingle Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
Ramos, Daiana Aparecida
Estágio supervisionado
Residência Pedagógica
Narrativas
Supervised internship
Pedagogical Residence
Narratives
CNPQ::OUTROS
Ciência - Estudo e ensino
Física - Programas de estágio
Formação de Professores em Física
title_short Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
title_full Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
title_fullStr Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
title_full_unstemmed Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
title_sort Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
author Ramos, Daiana Aparecida
author_facet Ramos, Daiana Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Alessandra Riposati
http://lattes.cnpq.br/6742903299047989
Silva, Michela Tuchapesk
http://lattes.cnpq.br/6879355275694046
Auth, Milton Antonio
http://lattes.cnpq.br/8703276139561729
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daiana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Residência Pedagógica
Narrativas
Supervised internship
Pedagogical Residence
Narratives
CNPQ::OUTROS
Ciência - Estudo e ensino
Física - Programas de estágio
Formação de Professores em Física
topic Estágio supervisionado
Residência Pedagógica
Narrativas
Supervised internship
Pedagogical Residence
Narratives
CNPQ::OUTROS
Ciência - Estudo e ensino
Física - Programas de estágio
Formação de Professores em Física
description This study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school community
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2022-04-06T18:52:49Z
2022-04-06T18:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
identifier_str_mv RAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569621894365184