Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74 |
Resumo: | This study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school community |
id |
UFU_734e6f33b430d7b2214a7865cdfd2b0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34595 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docênciaClues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teachingEstágio supervisionadoResidência PedagógicaNarrativasSupervised internshipPedagogical ResidenceNarrativesCNPQ::OUTROSCiência - Estudo e ensinoFísica - Programas de estágioFormação de Professores em FísicaThis study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school communityDissertação (Mestrado)Este estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, que objetivou investigar, por meio de narrativas, reflexões sobre a prática docente da minha vivên-cia como Professora-preceptora ao receber os licenciandos residentes do curso de licenciatura em física da universidade federal de Uberlândia participantes do projeto Residência Pedagó-gica (RP). A Residência possibilita ações colaborativas entre docentes do ensino superior e da educação básica, inserindo o licenciando no campo de trabalho, estimulando a articulação en-tre teoria e prática nos cursos de licenciaturas. Como percurso metodológico, este estudo utili-zou a pesquisa narrativa, pois na análise narrativa de narrativas, o pesquisador desempenha o papel de constituir significados às experiências dos narradores mediante a busca de elementos unificadores e particulares, supondo que, mediante esse procedimento, estaria desvelando o modo autêntico da vida individual. Pode-se dizer que este trabalho foi apenas o início de uma longa viagem, com várias escalas que permitiu a abertura de uma cortina de um imenso palco que apresentará grandes espetáculos de interação entre professor residente, professor precep-tor, professor coordenador e comunidade escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Arantes, Alessandra Riposatihttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989Silva, Michela Tuchapeskhttp://lattes.cnpq.br/6879355275694046Auth, Milton Antoniohttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729Ramos, Daiana Aparecida2022-04-06T18:52:49Z2022-04-06T18:52:49Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-26T13:47:26Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34595Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-26T13:47:26Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência Clues from a preceptor teacher for the development of the practice of undergraduates in the initiation to teaching |
title |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
spellingShingle |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência Ramos, Daiana Aparecida Estágio supervisionado Residência Pedagógica Narrativas Supervised internship Pedagogical Residence Narratives CNPQ::OUTROS Ciência - Estudo e ensino Física - Programas de estágio Formação de Professores em Física |
title_short |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
title_full |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
title_fullStr |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
title_full_unstemmed |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
title_sort |
Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência |
author |
Ramos, Daiana Aparecida |
author_facet |
Ramos, Daiana Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Alessandra Riposati http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 Silva, Michela Tuchapesk http://lattes.cnpq.br/6879355275694046 Auth, Milton Antonio http://lattes.cnpq.br/8703276139561729 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daiana Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Residência Pedagógica Narrativas Supervised internship Pedagogical Residence Narratives CNPQ::OUTROS Ciência - Estudo e ensino Física - Programas de estágio Formação de Professores em Física |
topic |
Estágio supervisionado Residência Pedagógica Narrativas Supervised internship Pedagogical Residence Narratives CNPQ::OUTROS Ciência - Estudo e ensino Física - Programas de estágio Formação de Professores em Física |
description |
This study is the result of a professional master's research, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Uberlândia, which aimed to investigate, through narratives, reflections on the teaching practice of my experience as Teach-er-Trainer when receiving the resident licentiate students of the degree course in physics at the federal university of Uberlândia participating in the pedagogical residency project (RP). The residency enables collaborative actions between higher education and basic education teach-ers, inserting the licentiate in the field of work, stimulating the articulation between theory and practice in undergraduate courses. As a methodological approach, this study used narra-tive research, as in the narrative analysis of narratives, the researcher plays the role of consti-tuting meanings to the narrators' experiences through the search for unifying and particular elements, assuming that, through this procedure, they would be unveiling the authentic way of individual life. It can be said that this work was just the beginning of a long journey, with several scales that allowed the opening of a curtain on an immense stage that will present great interaction shows between resident teacher, preceptor teacher, coordinating teacher and school community |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 2022-04-06T18:52:49Z 2022-04-06T18:52:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Daiana Aparecida. Pistas de uma professora preceptora para o desenvolvimento da prática de licenciandos na iniciação à docência. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34595 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711416069193728 |