Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
Resumo: Recent surveys indicate that 15% of Brazilians live in the countryside. Doubts about this context generated the concerns of the present study, whose objective is to present the results of a bibliographic mapping showing how the professional in Mathematics Education works in the Rural Schools, highlighting methodologies developed during the teaching of Mathematics. For this, we carried out a mapping of the academic productions experienced in educational practices, from 2010 to 2020, available at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As a methodology, we rely on the Systematic Mapping proposed by Falbo (2018), in which it is divided into three phases: Planning, Conducting and Publication of results. As a result, we could see that there is an importance in exalting the knowledge that the student has, in addition to highlighting the culture, customs and traditions of the places where the research was carried out, for this, we based ourselves on the methodological practices addressed in the research. We hope, with this study, to collaborate with the training of future Mathematics teachers and for teachers who teach Mathematics.
id UFU_8b9258e2a5eeadbfa88fb4c6c0a447b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37211
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no BrasilMapeamento sistemáticoEducação matemáticaEducação do campoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARecent surveys indicate that 15% of Brazilians live in the countryside. Doubts about this context generated the concerns of the present study, whose objective is to present the results of a bibliographic mapping showing how the professional in Mathematics Education works in the Rural Schools, highlighting methodologies developed during the teaching of Mathematics. For this, we carried out a mapping of the academic productions experienced in educational practices, from 2010 to 2020, available at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As a methodology, we rely on the Systematic Mapping proposed by Falbo (2018), in which it is divided into three phases: Planning, Conducting and Publication of results. As a result, we could see that there is an importance in exalting the knowledge that the student has, in addition to highlighting the culture, customs and traditions of the places where the research was carried out, for this, we based ourselves on the methodological practices addressed in the research. We hope, with this study, to collaborate with the training of future Mathematics teachers and for teachers who teach Mathematics.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Recentes pesquisas indicam que 15% dos brasileiros vivem no campo. Dúvidas sobre esse contexto gerou as inquietações do presente estudo do qual o objetivo está em apresentar os resultados de uma mapeamento bibliográfico evidenciando como o profissional em Educação Matemática atua nas Escolas do Campo, destacando metodologias desenvolvidas durante o ensino de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento das produções acadêmicas voltadas às práticas educativas, no período de 2010 a 2020, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Como metodologia nos apoiamos no Mapeamento Sistemático proposto por (FALBO. 2018), que é dividido em três fases: Planejamento, Condução e Publicação dos resultados. Como resultado, pudemos visualizar que há uma importância em exaltar o conhecimento que o estudante possui, além de destacar a cultura, costumes e tradições dos locais onde as pesquisas foram realizadas, para isso, nos baseamos nas prática metodológicas abordadas nas pesquisas. Esperamos, com esse estudo, colaborar com a formação de futuros professores de Matemática e para professores que lecionam Matemática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaMarin, Douglashttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueuhttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047Marco, Fabiana Fiorezi dehttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783Marin, Douglashttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971Ribeiro, Ricardo2023-02-14T15:45:18Z2023-02-14T15:45:18Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Ricardo. Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de Matemática em escolas do campo no Brasil. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-02-15T06:21:14Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37211Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-02-15T06:21:14Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
title Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
spellingShingle Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
Ribeiro, Ricardo
Mapeamento sistemático
Educação matemática
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
title_full Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
title_fullStr Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
title_full_unstemmed Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
title_sort Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
author Ribeiro, Ricardo
author_facet Ribeiro, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marin, Douglas
http://lattes.cnpq.br/6734500640303971
Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
http://lattes.cnpq.br/6136763314010047
Marco, Fabiana Fiorezi de
http://lattes.cnpq.br/3302431723262783
Marin, Douglas
http://lattes.cnpq.br/6734500640303971
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento sistemático
Educação matemática
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Mapeamento sistemático
Educação matemática
Educação do campo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Recent surveys indicate that 15% of Brazilians live in the countryside. Doubts about this context generated the concerns of the present study, whose objective is to present the results of a bibliographic mapping showing how the professional in Mathematics Education works in the Rural Schools, highlighting methodologies developed during the teaching of Mathematics. For this, we carried out a mapping of the academic productions experienced in educational practices, from 2010 to 2020, available at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As a methodology, we rely on the Systematic Mapping proposed by Falbo (2018), in which it is divided into three phases: Planning, Conducting and Publication of results. As a result, we could see that there is an importance in exalting the knowledge that the student has, in addition to highlighting the culture, customs and traditions of the places where the research was carried out, for this, we based ourselves on the methodological practices addressed in the research. We hope, with this study, to collaborate with the training of future Mathematics teachers and for teachers who teach Mathematics.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14T15:45:18Z
2023-02-14T15:45:18Z
2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Ricardo. Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de Matemática em escolas do campo no Brasil. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
identifier_str_mv RIBEIRO, Ricardo. Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de Matemática em escolas do campo no Brasil. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711396357013504